PUBLICIDADE

DINO

USP promove III Simpósio Rumo ao Envelhecimento Ativo

24 abr 2019 - 13h46
Compartilhar
Exibir comentários

No dia 16 de maio, quinta-feira, acontece o III Simpósio USP Rumo ao Envelhecimento Ativo das 8h às 17h, no auditório István Jancsó da biblioteca brasiliana Guita e José Mindlin na USP, em São Paulo. O evento é promovido anualmente pelo Programa de Envelhecimento Ativo da USP, criado em 2015, que conta atualmente com 1 mil funcionários distribuídos em 12 unidades do campus.

Destinado a profissionais da saúde, estudantes e pesquisadores interessados na área da longevidade, o evento tem por objetivo discutir temas considerados fundamentais para o entendimento do envelhecimento ativo. Especialistas renomados nos quatro pilares do envelhecimento ativo explanarão sobre importantes temas, tais como: Envelhecimento e Cuidados', 'Envelhecimento e Informática', 'Envelhecimento e Preconceito' e 'Envelhecimento e Saúde Mental'. Neste último, o público contará com a participação do presidente Fernando Henrique Cardoso e o José Gregori, jurista e ex-ministro da Justiça.

As palestras foram desenvolvidas tendo como base o conceito dos quatro pilares - saúde, segurança, participação e aprendizado continuado - desenvolvidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2002, quando lançou o alerta 'Envelhecer bem deve ser prioridade global' ao constatar que a população de 60 anos será maior do que os menores de cinco anos em 2021.

O número de idosos cresceu 18% em cinco anos, superando a marca dos 30,2 milhões em 2017, segundo pesquisa nacional realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. As mulheres são maioria expressiva nesse grupo, com 16,9 milhões (56%), enquanto os homens idosos são 13,3 milhões (44%). Outro estudo, realizado pelo Sistema Estadual de Análise de Dados - Seade, aponta que a população idosa do Estado de São Paulo representa 14,8% dos 44 milhões de habitantes.

De acordo com o Prof. Dr. Egídio Lima Dórea, coordenador do Programa de Envelhecimento Ativo da USP, estamos vivendo uma revolução da longevidade que é fundamentada pelo aumento significativo da população idosa mundial e também pela ruptura de vários paradigmas a respeito do idoso e do seu papel na sociedade. O conceito criado pela OMS mostra a importância do curso de vida e amplia os aspectos necessários para um envelhecimento bem-sucedido, deixando de focar somente no quesito ausência de doença. "É de fundamental importância que seja criada uma cultura de saúde e bem-estar na maturidade, que inclua, pelos brasileiros, a adoção de hábitos mais saudáveis e atitudes preventivas para que se possa chegar a idades mais avançadas em boas condições física, mental, psicológica e espiritual", destaca.

Programação - III Simpósio USP Rumo ao Envelhecimento Ativo

Módulo I - Envelhecimento e Cuidados

Como a revolução tecnológica e a hipossuficiência familiar modificam a questão do cuidado em uma população cada vez mais envelhecida?

Palestrantes: Profa. Dra. Mônica Perracini, Profa. Dra. Rosa Yuko Sato, Marília Berzins e Profa. Dra. Mônica Sanches Yassuda

Módulo II - Envelhecimento e Informática

É necessário estar atualizado e inserido dentro da informática? Essa inserção traz benefícios do ponto de vista de ressignificação e recapacitação profissional, capital social, prevenção e tratamento do declínio cognitivo?

Palestrantes: Fábio Ota, Morris Litvak, Dr. Glaucia Martins O. Alvarenga e Sergio Werther Duque Estrada

Módulo III - Envelhecimento e Preconceito

O preconceito pela idade é comum? Afeta a todos? Tem impactos negativos em nossa vida profissional, longevidade e acesso a tratamentos recomendados?

Palestrantes: Prof. Dr. Jorge Félix, Izabela Toledo e Prof. Dr. Egídio Lima Dórea.

Módulo IV - Envelhecimento e Saúde Mental

Qual a importância da espiritualidade, meditação e propósitos no envelhecimento ativo?

Palestrantes: Profa. Dra. Vera Brandão, Prof. Rui Barbosa, Prof. Dr. Egídio Lima Dórea, Presidente Fernando Henrique Cardoso e ex-Ministro José Gregori

Evento: III Simpósio USP Rumo ao Envelhecimento Ativo

Data: 16 de maio de 2019

Horário: das 8h às 17h

Local: Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - USP

Endereço: Rua da Biblioteca, 21 - Vila Universitária, São Paulo/SP

Inscrição gratuita: envelhecimentoativo@hu.usp.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade