PUBLICIDADE

DINO

Superfoods - o que são e por que incluí-las na alimentação em tempos de pandemia

Nutricionista esclarece os benefícios das superfoods para a saúde e indica dez desses alimentos que farão diferença na qualidade de vida

30 jul 2020 - 14h13
Compartilhar
Exibir comentários

Com o cenário da pandemia mundial decorrente da Covid-19, a população está mais consciente de como a alimentação saudável é um dos recursos essenciais para manter o corpo mais saudável e menos suscetível a doenças. Com isso, a alimentação de alto valor nutricional tem ganhado mais atenção das pessoas que desejam qualidade de vida.

Foto: DINO / DINO

De acordo com Esther Vitorazzi, nutricionista e consultora da Armazém Fit Store, as superfoods, alimentos que concentram muitos nutrientes em poucas calorias e em pequenas quantidades, ganham cada vez mais espaço nesse estilo de vida. "De maneira geral, as superfoods favorecem o metabolismo, a capacidade mental, a desintoxicação do corpo e fortalecem o sistema imunológico, prevenindo o envelhecimento das células e doenças", conta a especialista.

As superfoods estão disponíveis entre grãos, sementes, frutas, azeites e extratos vegetais fáceis de encontrar em armazéns, supermercados, feiras livres e até farmácias. "O próprio consumidor, que já conhece os benefícios das superfoods tem incentivado o mercado a oferecer e facilitar o acesso a esses alimentos", diz Esther.

Ao escolher uma superfood, a especialista recomenda conhecer a sua procedência como origem, fabricação/ industrialização, manipulação e armazenagem. Segundo Esther, esses fatores são importantes para preservar os nutrientes e a qualidade desses alimentos para que efetivamente ofereçam alto valor nutricional ao corpo.

E quais são as principais superfoods indispensáveis na alimentação de quem escolhe cuidar da saúde incluindo esses alimentos no dia a dia? A nutricionista lista as dez principais superfoods, e seus principais benefícios. Vale conferir para incluir nas próximas refeições:

Chorela - é uma microalga rica em fibras, proteínas, ferro, iodo e vitaminas do complexo B e C, e está disponível para consumo em pó ou em cápsulas. "A chorela estimula o sistema imune, reduz a inflamação, desintoxica o organismo e auxilia no combate de diversos problemas gastrointestinais e doenças degenerativas".

Spirulina - também é fonte de minerais, vitaminas, proteínas e aminoácidos e favorecem o equilíbrio de dietas vegetarianas e veganas. "A Spiriluna ainda aumenta a saciedade e ajuda a diminuir o desejo por doces, contribuindo para quem precisa perder peso".

Óleo de coco extra virgem - é rico em ácido láurico, que favorece o fortalecimento do sistema imune. Além disso, pela alta concentração de antioxidantes, previnem o envelhecimento das células. "Existem estudos que apontam sua contribuição para a perda de peso, já que o óleo de coco também aumenta o gasto energético do corpo e aumenta a saciedade".

Semente de chia - é composta por ômega-3, antioxidantes, cálcio, proteínas, fibras, vitaminas e minerais. Pode ser adicionado a qualquer alimento como saladas, iogurtes e mingau. "Entre os benefícios está a melhora do trânsito intestinal, o controle do diabetes e do colesterol, além disso, essa superfood é favorável para a saúde dos ossos".

Semente de linhaça - considerada a mais rica fonte vegetal de ômega 3, o consumo dessa semente favorece as defesas do organismo e reduz o risco de doenças cardiovasculares. "No consumo, as sementes da linhaça marrom ou dourada devem ser trituradas para melhor absorção dos nutrientes pelo corpo".

Quinoa - é rica em proteínas, fibras e vitaminas. Essa superfood melhora o funcionamento intestinal, regula o colesterol e as taxas de açúcares no sangue. "A quinoa é fácil de preparar e pode ser um substituto saboroso para o arroz, somando mais valor nutricional às refeições do dia a dia".

Cacau - bem diferente do cacau presente no chocolate comum, que vem acompanhado de muito açúcar nas receitas, o cacau é riquíssimo em antioxidantes e flavonoides, que previnem o envelhecimento precoce e favorecem a produção de hormônios relacionados ao bom humor. "Ele é considerado uma superfood a partir de 70% de concentração de cacau em pó ou em tablete".

Maca peruana - é um tubérculo encontrado em pó ou em capsula, conhecido pelas suas propriedades energizantes, como o aumento da vitalidade e da libido. "Também contém ácidos graxos indispensáveis para o bom funcionamento do cérebro, por isso, a maca peruana também contribuiu na melhora da concentração e raciocínio".

Própolis - é um extrato produzido por abelhas que possui diversas propriedades curativas como antibactericida, antifúngica, anti-inflamatória e antiviral. "É uma superfood incrível para favorecer a imunidade e pode ser incluída diariamente para fortalecer o organismo em tempos de pandemia".

Geleia real - também produzida por abelhas, a geleia real é o superalimento consumido pela abelha rainha, que vive 5 anos, enquanto as operárias vivem 45 dias. A geleia real tem altas concentrações de minerais e vitaminas. "Seu consumo favorece aceleração na recuperação pós-cirúrgica, a melhora da libido e da memória, aumenta as defesas naturais do corpo e atua como antibiótico natural".

Mais informações: www.armazemfitstore.com.br

Website: http://www.armazemfitstore.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade