4 eventos ao vivo

Qualidade de vida: conheça todas as vantagens de tocar piano

19 mai 2017
13h54
  • separator
  • comentários

Aprender a tocar piano vai além do desenvolvimento de uma habilidade ou de uma carreira na música. O piano ainda promove muitos benefícios a quem o pratica e também para quem o escuta, mesmo que em menor proporção. De acordo com diversos estudos, são inúmeras as vantagens de tocar piano para a saúde física, mental e para o bem-estar, tornando esta atividade uma grande promotora de qualidade de vida, seja em crianças, adolescentes, adultos ou idosos. Veja agora alguns benefícios que o piano pode oferecer a sua vida!

Foto: DINO

Melhora a capacidade de memorização
Ao tocar um instrumento como o piano, utilizamos dois hemisférios cerebrais: a parte lógica e a parte criativa. Este trabalho cerebral impacta os processos de memorização, mudando a forma como memorizamos as informações. A prova disso é que ao começar as aulas de um instrumento decorar passagens ou encontrá-las na partitura é algo complicado, mas com o tempo se torna algo natural. O mesmo efeito pode ser visto nos estudos e no trabalho daqueles que tocam o instrumento.

Motivação
Não é motivador saber que você pode fazer a sua própria música? Se apresentar para grandes plateias? De acordo com a Tecla Som , loja de instrumentos musicais, aprender a tocar um instrumento é um grande desafio e ideal para se motivar e superar as suas capacidades de aprender, de ouvir, a habilidade motora, de romper com ciclos de medo e inatividade cotidiana, etc.

Melhora a capacidade criativa
Aprender um instrumento musical estimula a capacidade criativa. O processo envolvido no ato de tocar, buscar interpretações próprias para músicas e compor estimula essa capacidade. É por essa razão, que muitos educadores defendem o ensino de música nas escolas. Tocar piano é ideal para profissionais que dependem da criatividade no seu dia a dia como desenhistas, pintores, escritores, redatores, publicitários, arquitetos, etc.

Tratamento de doenças degenerativas
Existem diversos estudos que comprovam as vantagens de tocar piano ou ouvir o seu som no tratamento de doenças degenerativas como o Mal de Parkinson, Síndrome de Alzheimer, câncer em diferentes estágios e também em pacientes em recuperação de acidente ou remoção de tumores. Da mesma forma, o contato com o piano é indicado para indivíduos com problemas cognitivos, psicológicos ou de aprendizagem.

Otimiza a capacidade produtiva
Com o aumento das taxas de estresse, empresas de todo o mundo começaram a oferecer aos seus colaboradores salas de descanso e recreação com instrumentos, inclusive piano, ou oferecem aos interessados descontos em escola musicais para praticar o instrumento. O contato com a música alivia a tensão dos funcionários, os motiva e aumenta a sua produtividade, tornando o trabalho algo mais prazeroso por estar atrelado a esta vantagem.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade