PUBLICIDADE

DINO

Pontos na CNH podem ser consultados online por meio dos sites dos órgãos de trânsito e de aplicativos

Consultar os pontos na CNH pelos sites dos órgãos de trânsito e pelo aplicativo evita que o condutor seja suspenso por acúmulo de pontos

8 out 2018 - 17h09
(atualizado em 9/10/2018 às 10h09)
Compartilhar
Exibir comentários

Consultar pontos na CNH fica cada vez mais fácil para o condutor, de forma a evitar que ele perca o direito de dirigir por acúmulo de pontos na carteira. A consulta pode ser feita por meio dos sites dos Departamentos Estaduais de Trânsito de cada um dos estados.  

Foto: Shutterstock / DINO

Alguns DETRANs desenvolveram também aplicativos, que permitem a consulta pelo celular e facilitam ainda mais o acesso do condutor aos pontos acumulados em sua carteira de habilitação. Todos os aplicativos estão disponíveis para download gratuitamente para sistemas Android e IOS.

Além das plataformas de consulta disponibilizadas pelos Departamentos de Trânsito de cada estado, é possível consultar a pontuação da carteira também pelo site da Polícia Rodoviária Federal.

O processo de consulta de pontos no portal da PRF é quase o mesmo para a consulta nos sites dos DETRANs. Basta que o condutor acesse o site e insira os seus dados e os dados do veículo nos campos indicados.  Pelo site da PRF é possível que o condutor verifique ainda, na lista de infrações cometidas, as que não tiverem o valor relativo à multa pago, podendo gerar o boleto para o pagamento.

O acesso à pontuação na carteira de habilitação pelos sites dos órgãos e pelos aplicativos evita que o condutor tenha de se dirigir a um dos postos do Departamento de Trânsito do seu estado somente para fazer a consulta. Por meio do site e do aplicativo, é possível, ainda, acessar muitos outros serviços de modo totalmente online.

Para fazer a consulta, basta realizar o download do aplicativo ou acessar o site. Para a consulta dos pontos pelo aplicativo, o condutor deve realizar cadastro prévio no site do DETRAN do seu estado ou pelo próprio aplicativo.

Ao cometer uma infração já tendo pontos registrados na carteira, o condutor pode saber, por meio da consulta, se corre o risco de suspensão. Os pontos, contudo, não são adicionados à CNH no mesmo momento em que é identificado o cometimento de infração.

Toda pontuação resultante de infração só é adicionada à CNH após o registro da penalidade, que acontece em um período que varia entre 15 e 30 dias após a data em que a infração é registrada.

Caso haja o risco de perda da CNH por acúmulo de pontos, o condutor pode entrar com recurso para a infração que gerou os pontos. Enquanto o julgamento do recurso não é realizado, os pontos não são adicionados à CNH, evitando que eles se acumulem com os já existentes e gerem a suspensão.

A possibilidade de consultar os pontos na CNH e a acessibilidade proporcionada pela consulta online evitam diversas maneiras de que o condutor seja suspenso por acúmulo de pontos.

Motoristas profissionais que possuírem CNH C, D ou E podem, por meio da realização de curso de reciclagem preventiva, zerarem a pontuação da CNH. O curso de reciclagem preventiva consiste na realização de aulas teóricas e, ao final, aprovação em avaliação escrita, sendo o mesmo curso aplicado para que condutores que têm a CNH suspensa possam voltar a dirigir.

Para realizar a reciclagem preventiva, basta que o condutor identifique, por meio da consulta de pontos, um número entre 14 e 19 pontos registrados em sua carteira de habilitação. A partir de então, apresentando a sua CNH e comprovando o registro da mesma como sendo de condutor que "exerce atividade profissional", o motorista já pode realizar o curso.

Essa possibilidade, indicada na Resolução 723 do Conselho Nacional de Trânsito, permite que o condutor que depende de sua CNH para trabalhar evite perder o direito de dirigir por suspensão.

Por isso, ao saber quantos pontos estão registrados em sua carteira, o motorista profissional, bem como os demais condutores, pode evitar ficar sem dirigir por um determinado período.

Saiba mais em https://doutormultas.com.br/pontos-cnh-somem-suspensao/

Contato

doutormultas@doutormultas.com.br

0800 6021 543                      

Website: https://doutormultas.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade