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Pin People participa do Conarh 2019 com case de onboarding desenvolvido para a Oi

Startup foi criada em 2014 e ajuda empresas a engajar e a reter talentos por meio do conceito de Employee Experience

28 ago 2019
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Em 13/08, a Pin People ( https://www.pinpeople.com.br/" target="_blank" rel="follow"> https://www.pinpeople.com.br/) participou com a Oi ( https://www.oi.com.br/" target="_blank" rel="follow"> https://www.oi.com.br/) do Conarh 2019, maior evento do setor de Recursos Humanos no Brasil, e apresentou o 

Foto: Conarh 2019 / DINO

case

 de 

onboarding 

desenvolvido exclusivamente para a empresa. O desafio, nesse caso, consistiu em oferecer uma boa experiência de integração e acolhimento para os novos colaboradores da companhia, além de trabalhar informações de forma contínua para gerir esse processo de forma mais analítica. Pela Pin People, o palestrante foi o CEO Frederico Lacerda e, pela Oi, foi o consultor em Recursos Humanos, Caio Cesar Aragão.


 


"Sabemos como é importante acompanhar os nossos colaboradores bem de perto desde a chegada à empresa para poder oferecer a melhor experiência para cada novo integrante da Oi. A ferramenta de

Onboarding Experience

da Pin People nos ajuda a acompanhar a jornada de nossos profissionais e ampliar a nossa visão com dados analíticos em mãos para apoiar a liderança na tomada de decisão de forma mais assertiva. Afinal, é importante trabalharmos com esses

insights

sempre atualizados em prol do engajamento de nosso time no curto, no médio e no longo prazo", destaca Marcos Mendes, diretor de Recursos Humanos da Oi.


 


O processo de 

Onboarding Experience

 customizado para a Oi foi todo digital e compreendeu quatro dimensões: Processo Seletivo, Integração, Liderança/Clima e Desenvolvimento/Engajamento. Essas abordagens tangibilizam o entendimento do colaborador quanto às respectivas etapas, identificando oportunidades de melhoria, e avaliam a percepção quanto à liderança, ao clima e às oportunidades de desenvolvimento - fatores  fundamentais para qualidade de vida dos colaboradores durante a jornada e a projeção de carreira dentro da companhia. Essas análises também permitem a identificação de possíveis desvios que impulsionam o aumento do 

turnover

 e suportam a continuidade do engajamento. Os 

dashboards

 de controle gerados a partir desse processo apontam a real necessidade do novo colaborador e dão mais assertividade nas ações planejadas, além de viabilizar um mapeamento preciso por diretoria, estado e perfil específico.


 


Como evolução desse trabalho, foram criadas trilhas customizadas de jornada para diferentes áreas, assim como automatizado o envio de comunicações (acolhimento, benefícios, treinamentos etc.), além do encaminhamento constante de questionários para avaliar a experiência e a análise de dados visando a identificação de oportunidades de melhoria no processo de 

onboarding

. Os resultados, alcançados em oito meses, já incluem o ganho de produtividade do RH, o aumento de engajamento e a interatividade por parte dos colaboradores, a redução do

 turnover

, entre outros.


 


"Para nós é muito gratificante trabalhar com uma empresa da dimensão da Oi. Sabemos que, em função de um quadro de colaboradores bastante expressivo, a empresa tem o desafio diário de cativar esses profissionais e aprimorar suas habilidades dentro da organização. Portanto, por meio dos 

inputs

 inteligentes que conseguimos oferecer com o auxílio de nossa plataforma de 

analytics

, sabemos que estamos, de alguma forma, contribuindo com esse crescimento sustentável da companhia e isso sim nos motiva", complementa o CEO da Pin People, Frederico Lacerda.


 


O trabalho de 

Employee Experience

 executado pela Pin People tem, como inspiração, a crescente preocupação das empresas em relação ao engajamento e à retenção de seus colaboradores frente aos custos elevados decorrentes de baixa produtividade e do alto 

turnover

, conforme destacam estudos recentes da Deloitte Human Capital Trends e da Gallup. Com sua ferramenta, é possível gerar

insights

e planos de ação para melhorar a experiência ao longo da jornada do colaborador e, consequentemente, aumentar a felicidade, a produtividade e a retenção no ambiente de trabalho das empresas. 



Atualmente, são três os produtos voltados às etapas de jornada do colaborador. 

Onboarding Experience

, focado na experiência durante os primeiros seis meses; 

Journey Experience

, dedicado aos colaboradores que já trabalham nas empresas; e 

Offboarding Experience

, direcionado aos colaboradores que estão saindo das organizações. Nos três casos, a Pin People desenvolve o trabalho em quatro pilares, que passam desde a automatização de comunicação utilizando canais como 

e-mail

, SMS e Facebook Workplace até a coleta automática de 

feedback

 dos colaboradores, gerando dados que podem ser analisados em uma plataforma robusta de 

analytics

.


 


Segundo um estudo publicado pela Liga Ventures no ano passado, o mercado de

HR Techs

 está em franca ascensão no Brasil, o que demonstra o apetite das organizações em beber dessa fonte para melhorar áreas como Aquisição de Talentos, Operações, Desenvolvimento Organizacional, Performance e Monitoramento. De acordo com a pesquisa, o País conta com 122 

startups

nesse segmento de Recursos Humanos, das quais 17% têm soluções para a área de Recrutamento e Seleção; 17% têm foco em Cursos, Treinamentos e Learning; 12% contam com soluções para Pontos, Operações e Folhas de Pagamento; 10% oferecem tecnologias para a Saúde Ocupacional; 9% são dedicadas à Avaliação de Performance; 7% têm ferramentas para Plataforma de Vagas e Engajamento de Funcionários; e, por fim, temos 5% de

startups

focadas em Análise de Pessoas e Perfis (

People Analytics

); e outras 5% desbravando a área de Gestão de Benefícios e portais de Temporários /

Freelancers

.



Website: https://www.pinpeople.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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