PUBLICIDADE

DINO

Oito dicas para ser produtivo trabalhando em home office

24 mar 2020 - 09h52
Compartilhar
Exibir comentários

O home office, esse termo emprestado da terra do Tio Sam, exige do profissional organização e alguns processos que garantem um bom rendimento em casa, o qual, para quem não está acostumado, pode não ser tão simples assim.

Foto: Divulgação/Digital House / DINO

Informação salva não só vidas em pandemias, mas também "jobs", entregas e funcionários. A seguir, oito dicas para se ter um home office "de respeito":

1. Organização e disciplina - um casamento perfeito

E o cronograma é o fruto deste amor. Romantismos à parte, criar um cronograma ou planner, físico ou virtual, para ter o controle das atividades diárias é uma forma prática de ter as prioridades bem em destaque. E, por falar em começar o dia, vale começar com o mindset de trabalho. Isso inclui rotinas como banho, alimentação devida e deixar o pijama de lado.

2. Relógio ou assistente virtual na missão

Disciplina também inclui saber o horário das reuniões, a pausa necessária para almoçar, beber água e finalizar o expediente. Uma boa opção para não se perder neste ambiente familiar é usar um despertador ou uma assistente virtual que avise com antecedência destes compromissos e paradas necessárias.

3. Concentração ativar

Fone de ouvido de boa qualidade para isolar o som é uma opção quando não há um escritório pronto para a nova rotina. A música pode deixar a nova estação de trabalho muito mais agradável. Ajustar uma iluminação adequada também é importante para concentração, assim como para a saúde dos olhos. Outra questão são as interrupções de familiares. Aí, a conversa é o grande trunfo, bastando explicar que está trabalhando como em qualquer outra situação, e isso inclui controle de ruídos e interrupções.

4. Aparato tecnológico em ação

Mapear o que é necessário para esta nova estação de trabalho dar certo faz parte do sucesso da operação. Avisar ao gestor se a residência está preparada, com internet rápida, equipamentos, notebooks, telefone, entre outras ferramentas que tornem possível trabalhar em home office. Se não estiver, o colaborador deve pedir o suporte da empresa. Algumas sugestões de ferramentas para adotar no lar, doce office, são:

· Comunicação com a equipe: Slack;

· Videoconferências: Skype, Hangouts Meet, Zoom Meetings;

· Organização de tarefas: Trello, Clicksign, Bitrix24, WeTransfer, Postgrain;

· Compartilhamento de arquivos na nuvem: Google Drive, Dropbox, OneDrive;

· Controle de horas trabalhadas: Toggl.

5. Longe dos olhos, mas... perto dos canais de comunicação

É importante pensar no melhor canal de comunicação que supra as necessidades de trabalho e que seja de fácil adaptação com as áreas necessárias para interagir. Em plena era de Transformação Digital, as videochamadas e videoconferências para reuniões são realidade, em trabalhos remotos ou não. Além disso, reuniões frequentes mantêm o sentimento de grupo das equipes distantes fisicamente.

6. Conhecer a si mesmo

Observar a maneira ideal de trabalho, os picos de produtividade e a melhor dinâmica. A partir desta descoberta, reorganizar a agenda de reuniões e entregas.

7. Do desafio à oportunidade

Muitas pessoas estão fazendo home office, inclusive, muitos clientes. Entender a experiência do outro é aproximar-se mais de sua satisfação. Observar esse momento de adaptação do mercado e usá-lo para melhorar as entregas é uma boa saída.

8. Resiliência: isso também é inovação

De acordo com o Google Trends, que monitora buscas na Internet, o interesse pelo tema "home office" atingiu na primeira semana de março o nível mais alto dos últimos 90 dias, com aumento de 34% nas buscas do site em todo o planeta. Isso quer dizer que as pessoas estão conscientes de que adaptar-se às novas realidades é vital. Resiliência e planejamento é vida, ainda mais na era digital, em que o mundo está na ponta dos dedos! Isso se aplica às novas perspectivas de ver o mundo e aprender novos conhecimentos.

Na Digital House, escola de habilidades digitais, o aluno desenvolve esta aptidão na prática, com diversos cursos que projetam a carreira para este novo mundo.

Website: https://www.digitalhouse.com/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade