PUBLICIDADE

DINO

Irregularidades no esgoto: quais os problemas e como solucioná-los

23 abr 2019 - 21h49
Compartilhar
Exibir comentários

Encontrar irregularidades no esgoto dos imóveis é algo preocupante e infelizmente muito recorrente também. Constantemente, os órgãos responsáveis pelos sistemas de esgoto de cada cidade realizam vistorias para averiguar se há ligações irregulares e nem sempre encontram a situação como deveria. Esse serviço é indispensável para minimizar transtornos futuros, além de preservar os serviços de tratamento de esgoto realizados continuamente, garantindo a assistência da população. Um dos perigos das irregularidades no esgoto é que elas propiciam o entupimento dos canos e consequências indesejáveis aos moradores.

Foto: DINO / DINO

As ligações de esgoto irregulares são encontradas geralmente nos quintais das casas, por meio dos ralos que permitem o aumento na vazão da rede coletora. Isso faz com que a tubulação não suporte e, principalmente em períodos de chuvas, todo o esgoto misturado com a água na rede fique propenso a retornar para dentro do imóvel. Nesse caso, danos materiais, riscos à saúde e a propensão da entrada de bichos como escorpiões e baratas ficam mais evidentes.

Quando os dejetos não estão conectados à rede de esgoto corretamente, não existe o tratamento indicado, implicando em uma série de irregularidades no esgoto que causam além do mau cheiro, uma infestação de insetos e animais peçonhentos. Sem contar que o fato de o lixo ser conduzido para córregos e rios, caracteriza ainda um crime ambiental. Outro problema é encaminhar a água da chuva junto a do esgoto, o que torna o processo de tratamento menos eficiente. Ou seja, há consequências negativas em todos os sentidos e por isso, é necessário buscar adequar as irregularidades no esgoto de modo a evitar esses impactos.

Independentemente de os técnicos da vigilância sanitária identificarem irregularidades no esgoto ou não, a consciência da população nunca deve se perder. Jogar lixo no local adequado, evita o entupimento dos ralos, bem como utilizar adequadamente acessórios como a caixa de gordura são primordiais. Esta, por sua vez, é imprescindível para coletar toda a gordura produzida nas cozinhas para que tenham o destino adequado. Pois, quando entram em contato direto com o cano, a gordura, junto a outras sujeiras encontradas no meio do caminho, causa uma barreira de sujeira que impossibilitam a água de passar. Assim, surgem os entupimentos dos canos, fazendo com que toda a sujeira volte para o ralo.

A fabricante de máquinas desentupidoras, Alkamac , reforça como agir em uma situação que é bastante recorrente. Ao adquirir um imóvel, o novo proprietário pode não saber que o sistema de esgoto do local foi instalado de maneira irregular, deparando-se com essa situação apenas quando surge algum problema mais grave. "Para situações como essa, especialmente àquelas pessoas que utilizam o espaço com objetivo comercial, é interessante contar com uma alternativa para casos extremos, até que a situação seja regularizada, como a aquisição de máquinas desentupidoras ", afirma. Mas, embora essa seja uma opção para contribuir com casos de entupimento, logo que constatada uma ligação de esgoto irregular, é preciso que isso seja notificado e solucionado assim que possível.

Website: https://alkamac.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade