PUBLICIDADE

ForLogic automatiza processos de gestão para tornar empresas mais eficientes

13 mar 2018 - 15h59
Compartilhar
Exibir comentários

Tornar as empresas mais eficientes é um dos maiores desafios para a competitividade da economia brasileira. De acordo com o The Conference Board, um trabalhador brasileiro produz em quatro horas de trabalho o que um americano produz em apenas uma hora. Grande parte desta diferença está relacionada a processos ineficientes. Foi para virar esse jogo que a ForLogic, empresa de tecnologia do Paraná, criou o Qualiex, software que automatiza os processos de gestão da qualidade, elevando a performance de mais de 300 empresas que utilizam o sistema no Brasil.

Foto: DINO

O Qualiex incorpora grande parte das ferramentas previstas em sistemas de gestão como 6-sygma, como PDCA, Matriz SWOT, diagrama de Ishikawa. Com isso, o processo de auditoria para certificações como ISO 9001 torna-se mais ágil, além de impactar diretamente a performance da empresa. "Diferentemente de outras soluções, que olham para a operação dos equipamentos, a nossa atua sobre os processos, apoiando os profissionais no seu trabalho de melhoria continua", afirma Jeison Arenhardt de Bastiani, diretor executivo da ForLogic.

O software está estruturado nos seguintes módulos:

* Gestão de Riscos;

* Gestão de Não Conformidades;

* Gestão de Documentos;

* Gestão de Planos de Ação;

* Gestão de Indicadores de Desempenho;

* Gestão de Auditorias Internas;

* Avaliação de Fornecedores;

* Gestão de Competências;

* Gestão de Pautas e Atas de Reuniões.

Exemplos de aplicação

Imagine que uma indústria começa a receber mais pedidos que o planejado e precisa dar conta de atendê-los sem perder qualidade. Por meio do Qualiex a equipe pode fazer uma análise detalhada dos indicadores de performance, mapear riscos, identificar gargalos no processo produtivo e estabelecer um plano de ação para enfrentar o desafio, com metas e métricas.

Ou então uma rede de varejo começa a ter falta de determinado produto em estoque. Com o apoio do sistema é possível avaliar o histórico dos dados, identificar se o problema é interno ou do fornecedor, e definir um plano de melhoria, com prazo e metas claros.

"Um dos conceitos da gestão de processos é que aquilo que não é medido não pode ser gerenciado. É aí que entramos", afirma Bastiani. "Hoje as empresas fazem essas medições e avaliações por meio de planilhas e pranchetas. O Qualiex organiza o processo de forma simples, liberando tempo dos gestores para trabalhar na estratégia da empresa", completa.

O Qualiex já é utilizado por mais de 300 empresas no Brasil e no Paraguai. Para dar suporte ao sistema a ForLogic conta com 80 colaboradores instalados na sede em Cornélio Procópio, Paraná, dos quais 16 são auditores líderes da certificação ISO 9001. O software Qualiex foi desenvolvido com apoio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) por meio do programa Prime - Primeira Empresa Inovadora.

Sobre a ForLogic

A ForLogic é uma empresa de base tecnológica com sede em Cornélio Procópio, Paraná. Foi fundada em 2004 por alunos da Universidade Federal Técnica do Paraná (UFTPR). Ela oferece soluções em gestão da qualidade (Qualiex), metrologia (MyLogical), gestão de documentos (DigitalDocs) e desenvolvimento de software sob demanda. Em 2017 a ForLogic foi escolhida para o programa Scale-Up indústria, da Endeavor, que identifica e apoia empresas de alta performance no Brasil

Website: http://www.forlogic.net

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade