0

Foodservice otimista e com boas perspectivas de recuperação no Brasil

11 mar 2019
13h00
  • separator
  • 0
  • comentários

O setor de alimentação fora do lar é muito importante para a economia brasileira. Em 2018, ele movimentou R$ 205 bilhões. De acordo com a pesquisa, realizada pela GS&NPD para o Instituto Foodservice Brasil (IFB) em fevereiro de 2019, o setor é altamente descentralizado no país, com cerca de 73% dele sendo representado por restaurantes que não são de redes, ou seja, há uma imensa variedade de conceitos e muitos negócios de menor tamanho.

Foto: DINO / DINO

Ainda segundo a mesma pesquisa, o foodservice passa por um momento de recuperação. Em 2018, o segmento cresceu acima do mesmo período de 2017, embora tenha enfrentado estagnação no primeiro semestre, devido a vários fatores como a greve dos caminhoneiros. Por outro lado, alguns leves sinais de recuperação podem ser observados. O ticket médio gasto com alimentação fora do lar está na casa dos R$ 14 reais, um discreto crescimento de 2%. O tráfego também cresceu, cerca de 1%, com 14 bilhões de visitas, 120 milhões a mais do que em 2017. Outros R$ 5 bilhões foram gastos a mais no foodservice no Brasil, um aumento de 3% do setor.

"A alimentação fora do lar é sempre um dos últimos segmentos a ser impactado pela crise e um dos primeiros a se recuperar. Comer fora, comprar um doce, uma guloseima é um "luxo" que as pessoas se permitem assim que possível", afirma Cristina Souza, diretora-executiva da GS&Libbra.

Diante da importância deste setor, a GS&Libbra realizará, em 26 de março, o Restaurant Trends, um evento para compartilhar as melhores práticas do mercado de alimentação fora do lar, com o objetivo de inspirar e ajudar as empresas e pessoas do setor, para que tracem estratégias e alavanquem seus resultados. São esperadas cerca de 120 pessoas, entre gestores, investidores, chefs, franquias, redes, indústrias, distribuidores e startups.

O Restaurant Trends fará uma preview das tendências pré-divulgadas que serão aprofundadas durante a 100ª edição da NRA Show 2019, a mais importante feira do segmento, que acontecerá em Chicago, de 18 a 21 de maio e que receberá uma delegação organizada pela GS&Libbra em correalização com o Instituto Foodservice Brasil e GS&IMR de Portugal. São esperados mais de 43 mil profissionais do foodservice nesta edição da feira, são 2.300 expositores e 950 categorias de produtos. Em 2018 estiveram presentes representantes de países como África do Sul, Austrália, Brasil, China, Emirados Árabes Unidos, Espanha, França, Índia, Israel, Itália, Japão, México, Rússia, Tailândia e Turquia.

O Restaurant Trends contará com uma programação completa, com profissionais de destaque do setor, como Ricardo Garrido, sócio-fundador e diretor geral da Cia. Tradicional de Comércio; Gilberto Xandó, presidente da Vigor Alimentos; Rafael Gentile, gerente de Compras e Logística da Bloomin' Brands International; Ernesto Pousada, CEO da Ingredion e Nilson Gasconi, executivo de Desenvolvimento Setorial GS1 Brasil, entre outros.

"Nosso objetivo é trazer alguns dos principais nomes do foodservice brasileiro e traçar um cenário paralelo às principais tendências que veremos na NRA Show 2019, além dos recortes dos possíveis rumos no contexto do Brasil", conta Cristina.

Entre os temas abordados estão o cenário econômico e as perspectivas para o foodservice no Brasil, o comportamento do consumidor e a saudabilidade, eficiência logística, novos modelos de negócio, fazendas urbanas e rastreabilidade, a reinvenção da indústria de alimentos, aproveitamento dos ingredientes, delivery e o conceito blended foodservice identificado em operações na NRF 2019 - Realizada em NYC.

Dentre os destaques teremos a presença das startups: Supermenu, que oferece plataformas para criação de aplicativos de delivery; a Dinneer, que reúne pessoas dispostas a receber em suas casas e proporcionar experiências gastronômicas; Pede Logo, que desenvolve inteligência artificial para o foodservice e a plataforma online de cardápios e inteligência de mercado Menyuoo.

Toda curadoria das startups foi feita por Caio Camargo, sócio-diretor da GS&UP e um dos maiores especialistas do mercado. Além de um pitch para que a plateia compreenda o modus operandi dessas empresas, eles participarão de um debate sobre os impactos das foodtechs no aprimoramento da gestão do foodservice sob a ótica dos jovens empreendedores. "As mudanças estão acontecendo em todos os setores e segmentos. E o foodservice não é exceção. Não dá para ignorar o papel da tecnologia na implementação de novos negócios ou impulsionamento dos antigos modelos de alimentação fora do lar. As foodtechs vieram para ficar e estão revolucionando nosso mercado", ressalta Cristina.

RESTAURANT TRENDS 2019 - Preview NRA Show 100ª edição
Local: GS1 Brasil - Associação Brasileira de Automação
Rua Henrique Monteiro, 79 - Pinheiros - São Paulo
Quando: 26 de março, das 8h às 18h

GRUPO GS& GOUVÊA DE SOUZA
Desde 1989, o Grupo GS& Gouvêa de Souza contribui para a expansão e transformação do mercado de varejo brasileiro com uma plataforma estratégica de unidades de negócios, produtos e serviços nas áreas de Consultoria, Inteligência de Mercado, Shopping Center, Franchising, Retail Real Estate, Varejo Digital & Omnichannel, Marketing Digital, Foodservice, Eventos & Conteúdo, Treinamento & Desenvolvimento, Clube de Compras Corporativo e Viagens & Experiências. O Grupo GS& Gouvêa de Souza está presente internacionalmente no Ebeltoft Group, maior consórcio mundial de empresas de consultoria especializadas em varejo, marketing e distribuição, além de participar efetivamente junto a importantes instituições e associações relacionadas ao setor varejista no Brasil e no mundo.

GS&LIBBRA ESTRATÉGIA E GESTÃO EM FOODSERVICE
A GS&Libbra é uma consultoria especialista no mercado de foodservice. Trabalha com soluções orientadas a resultados concretos e autossustentáveis visando aumentar a competência das empresas e profissionais na gestão de seus negócios a partir de metodologia baseada em pesquisa, inteligência, gestão e indicadores.



Website: http://gslibbra.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade