PUBLICIDADE

DINO

Como fazer hambúrguer caseiro com qualidade

Já foi o tempo em que hambúrguer era simplesmente um fast food.

3 ago 2020 - 14h27
(atualizado às 16h29)
Compartilhar
Exibir comentários

O hambúrguer, como fast food, tem uma história antiga. Na vida moderna esse tipo de alimento pode substituir até uma refeição tradicional, no almoço ou jantar, podendo ser preparado nos melhores restaurantes.

Foto: DINO / DINO

Entretanto, o enobrecimento do hambúrguer exige que o consumidor abandone os preparos convencionais de lanchonetes e os bifes de hambúrguer vendidos prontos e congelados. Existe uma receita caseira para se preparar um bom e consistente bife, que vai no pão.

Grandes chefes explicam que é preciso equilibrar carne magra com carne gorda. É esse misto que vai dar o sabor e a capacidade de se tornar um bom alimento. É importante que a gordura esteja presente no bife de hambúrguer, de modo que o mesmo não seja seco e duro, difícil de degustar e de digerir. O bom hambúrguer é espesso, úmido e macio.

Para os consumidores muito preocupados com o consumo excessivo de gordura, os especialistas explicam que não há necessidade de temor, pois, no momento de fritá-lo, a maior parte, ou quase toda a gordura derrete, proporcionando, de quebra, mais sabor à carne em forma de disco, na frigideira.

As pessoas interessadas em preparar um bom hambúrguer caseiro podem se guiar pela receita a seguir:

1 - Começar com 500 gramas de carne moída (pode ser guisado de carne de primeira, ou preparado com carne magra, tipo patinho);

2 - Adicionar mais 500 gramas de carne moída (pode ser guisado de carne de segunda, e deve ser mais gordurosa);

3 - Picar uma cebola branca e grande;

4 - Picar dois dentes de alho;

5 - Adicionar sal conforme o gosto;

6 - Adicionar pimenta do reino conforme o gosto.

O método para preparar é muito básico: depois de picar a cebola e o alho em finos e pequenos pedacinhos, deve-se misturar os dois tipos de carne em uma tigela, de vidro ou plástico, junto da cebola picada e os dentes de alho. Esse processo deve ser efetuado com as mãos, no sentido de moldar a roda de carne. Depois de bem misturado, pode-se temperar com sal e pimenta do reino, para realizar nova mistura.

Deve-se deixar descansar por cinco minutos, para que os ingredientes se interpenetrem. O passo seguinte é modelar essa mistura no formato do famoso bife de hambúrguer. Existe um método bem divertido para se realizar isso. Colocar outra tigela ao lado da que está com a mistura, pegar uma "mãozada" de carne e modelar uma bola. Depois, atirar ela no fundo da tigela vazia.

É recomendado moderar a força e escolher bem a vasilha (uma bem resistente). Esse ato de atirar a bola de carne na tigela serve para compactar o hambúrguer, concentrar tudo e achatar na forma de disco. Essa quantidade de carne misturada pode render até mais de 10 bifes, contendo 100 gramas cada.

Para quem desejar guardar alguns para outro dia, é necessário congelar, embalando cada um com filme plástico. Ao retirar do freezer, sugere-se levar direto ao fogo da frigideira.

O consumidor que decidir assar, deverá levar ao forno, já bem aquecido, dentro de uma forma com uma gota de óleo, mantendo ali por 20 minutos. Para fritar, o ideal é a utilização de panela antiaderente, adicionando o óleo, podendo fritar até dois hambúrgueres de cada vez.

É preciso ter paciência ao fritar, pois o bife de hambúrguer gruda na panela, em princípio, desprendendo logo em seguida. Para que isso não aconteça o tempo todo, pode-se virar e desvirar o disco de carne, para que o processo seja mais eficiente.

É possível adicionar mais ingredientes na carne de hambúrguer, no sentido de ser mais completo, ou personalizado. Na hora de montar o hambúrguer, recomenda-se seguir o método clássico e insuperável: abrir o pão, adicionar maionese, a alface, o tomate, a cebola roxa, e finalizar com o queijo.

Mais informações em https://www.fazercomo.org/2020/07/31/como-fazer-hamburguer-caseiro-com-qualidade/

Website: https://www.fazercomo.org/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade