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A era dos Digital Influencers: o marketing ganha um novo aliado para promover negócios "clique a clique"

18 jul 2016
15h42
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As empresas estão buscando, cada vez mais, divulgar seus produtos e serviços através de digital influencers, nome que se dá a pessoas que tem o objetivo de formar opinião pelas redes sociais. Atualmente, essa modalidade de publicidade é muito bem aceita e beneficia empresas e pessoas influentes que têm bastante seguidores e popularidade na web. Isso foi o que aconteceu com Mel Cavalcante, 27, que começou a atuar como digital influencer de forma inesperada há cerca de dois meses, depois que uma publicação de "look do dia" despertou a atenção e curiosidade de suas amigas.

Foto: DINO

A partir disso, ela percebeu que poderia se dedicar a essa carreira. "Uma dessas amigas me incentivou a postar cada vez mais e eu comprei a ideia. Comecei a marcar nas fotos as contas do Instagram que divulgam moda e aí alguns entraram em contato perguntando se podiam republicar determinada foto, a partir daí a visibilidade foi aumentando e muita gente começou a comentar. Essa história toda tem pouco mais de dois meses e, até para minha surpresa, o resultado está sendo incrível. Aí vieram as empresas que se interessaram em fazer parcerias comigo e o hobby foi ficando mais sério e rentável", esclarece Mel.

Diariamente ela mantém a rede social atualizada com duas ou três postagens para levar informação aos seus seguidores, que já somam alguns milhares e são de diversos estados do país. Há dias em que ela se dedica de 15 a 16h para ficar atenta à tela do smartphone e notebook. No Instagram (www.instagram.com/melcavalcante), ela publica conteúdos de moda, beleza, maquiagem, bem-estar e locais pelos quais se interessa. "O que eu mais gosto é de perceber o retorno imediato do meu trabalho. Eu posto algo e em poucos minutos há uma interação incrível. Receber o carinho dos seguidores, o que também é ótimo. Muita gente acredita, incentiva e confia no que eu faço", conta satisfeita.

Segundo ela, o maior prazer nessa área é a possibilidade de criar uma grande rede de relacionamentos com várias pessoas e, de alguma maneira, poder dividir ideias e influenciar escolhas. "É incrível o poder de uma ótima foto, de uma roupa interessante e uma boa maquiagem. Acho que nunca antes fez tanto sentido como agora a frase de que uma imagem vale mais do que mil palavras. Em resumo, é um grande prazer ser seguida, ouvida e até consultada. Postar algo e despertar um 'onde eu encontro? ', é sempre bom", explica.

A expansão das redes sociais proporciona buscar produtos e serviços e, além disso, poder saber a opinião de quem já consome determinado produto. Dessa forma, os consumidores podem ter mais êxito nas escolhas e evitar situações indesejadas. Todavia, oferecer opiniões seguras não é uma tarefa fácil. Mel explica que é um trabalho que exige cautela, visto que ela tem seguidores de diversos perfis e nem sempre se pode agradar a todos eles.

Mel conversou conosco e ofereceu dicas valiosas para quem pretende começar nessa área bastante vasta. Desde blogueiro e youtuber a quem deseja se dedicar ao Instagram e Snapchat.

Como é ser uma digital influencer?
Diferente do que muita gente pensa, não é um trabalho fácil. A correria diária é grande, sem hora para começar e para acabar. Tem dias que eu passo entre 15h a 16h com a cara no celular e no notebook, seja estudando o mercado, fazendo contatos, firmando parcerias e, principalmente, retribuindo os comentários das seguidoras. É muito importante estar sempre atenta às redes sociais e disponível para as seguidoras porque reciprocidade é fundamental. Se você não valoriza quem te segue, o unfollow (deixar de seguir) é imediato.

Qual o seu conselho para quem quer iniciar nessa área?
Eu diria que a dica principal é buscar fazer diferente, ser autoral, verdadeiro e publicar conteúdos com frequência. Tem que gostar de se inteirar sobre tudo, de ler, estudar, escrever e, principalmente, tem que ter muita disposição porque dá trabalho. Como você acaba lidando com muita gente e precisa estar atenta a todas elas, o dia a dia é bem cansativo. Eu já tive uma lesão no punho por excesso de WhatsApp, acreditem! É preciso ter jogo de cintura também, porque você encontra todo tipo de pessoa pela frente, desde as mais adoráveis e que te darão a maior força, até aquelas que sentem prazer em te ofender.

Por que essa forma de divulgação tem sido tão usada pelas empresas?
Sem dúvida, por causa da credibilidade que uma digital influencer passa para seus seguidores. Quando você encontra um nicho, um estilo, um segmento, naturalmente você atrai pessoas que se identificam. Quando a marca se identifica com esse segmento, é um ganha-ganha. Porque eu, normalmente, já usaria determinado produto e o que eu faço é simplesmente divulgar algo que eu certamente consumiria. Isso é algo fundamental para mim, a propósito. Eu só divulgo aquilo que eu também consumiria, por mais que eu receba por isso. Eu não aceito todas as propostas que me fazem e nem divulgo produtos ou serviços que eu não conheça. O que é divulgado sempre tem a minha aprovação e tem tudo a ver comigo. Até porque nesse tipo de trabalho não adianta fingir porque todo mundo passa a te conhecer muito bem.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

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