PUBLICIDADE

Coronavírus

SP libera 'xepa da vacina' para crianças sem comorbidades

Medida é usada para abrir possibilidade de imunização de grupos que estão na "fila" da campanha de vacinação e, desse modo, evitar desperdício de doses

17 jan 2022 - 12h50
(atualizado às 13h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Vacinação de crianças de 5 a 11 ano começou nesta segunda (17) em SP
Vacinação de crianças de 5 a 11 ano começou nesta segunda (17) em SP
Foto: Estadão Conteúdo

SÃO PAULO - A cidade de São Paulo liberou nesta segunda-feira, 17, a chamada "xepa da vacina" para crianças de 5 a 11 anos sem comorbidades ou deficiência. A medida é usada para abrir a possibilidade de imunização de grupos que estão na "fila" da campanha de vacinação e, desse modo, evitar desperdício.

Para organizar a 'xepa da vacina' para crianças, cada unidade de saúde deverá organizar uma lista de espera com as crianças de 5 a 11 anos sem comorbidades ou deficiência. Conforme a Prefeitura, as crianças que serão incluídas na "fila" podem ser moradoras ou estudantes na região da unidade.

Para fazer o cadastro, os pais ou responsáveis devem ir a uma unidade de saúde que atenda aos critérios acima e apresentar documentação com endereço e telefone para convocação. Havendo doses remanescentes, os postos de saúde irão entrar em contato.

A vacinação das crianças começou nesta segunda, com foco nas crianças com deficiência, comorbidade, nas indígenas aldeadas e nas quilombolas. A Prefeitura, porém, diz que o primeiro lote é insuficiente para imunizar o grupo prioritário e aguarda mais doses do Ministério da Saúde.

Atualmente, o processo da xepa é feito com dose adicional em adultos, por exemplo. Mas a vacina administrada em adolescentes com mais de 12 anos e adultos é diferente da administrada em crianças.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade