PUBLICIDADE

Coronavírus

São Paulo deve estender restrições por mais 15 dias

Comitê entende que sistema de saúde do Estado está colapsado desde a semana passada; definição deve acontecer até o final da semana

23 mar 2021 - 18h05
(atualizado às 19h48)
Compartilhar
Exibir comentários

O coordenador do Centro de Contingência ao Coronavírus em São Paulo, Paulo Menezes, informou que foi enviado nesta terça-feira ao governador João Doria (PSDB) uma proposta para estender a fase emergencial do Plano São Paulo por mais 15 dias.

Paulo Menezes, chefe do Centro de Contingência contra a Covid-19 de São Paulo, em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes
Paulo Menezes, chefe do Centro de Contingência contra a Covid-19 de São Paulo, em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes
Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo / Estadão Conteúdo

"A proposta está sendo discutida com o governador. Acredito que deve haver uma definição mais para o final da semana", disse em breve conversa com o Estadão.

Na avaliação do comitê, o sistema de saúde do Estado de São Paulo está colapsado desde a semana passada e, para diminuir a ocupação de leitos, é fundamental que o plano de maior restrição da pandemia seja mantido por pelo menos 30 dias. O Estadão ouviu outros integrantes do centro de contingência.

Entre os 20 profissionais da saúde que participam do grupo todos concordam que é necessária a permanência pelo menos até o dia 30 na fase emergencial. A discussão é se devem aguardar até a data para estender a restrição ou se já deveria ser anunciada a partir de agora.

Desde a semana passada, o governo paulista colocou todo o Estado na fase emergencial, ainda mais restritiva do que a fase vermelha do Plano São Paulo, programa de retomada da economia e flexibilização da quarentena. Segundo a gestão Doria, a fase emergencial vai aumentar as medidas restritivas em 14 atividades, impactando diretamente mais de 4 milhões de pessoas. A previsão inicial é que a fase emergencial siga até dia 30 de março.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade