PUBLICIDADE

Coronavírus

OMS quer aumentar acesso de países pobres a vacinas

Entidade listou imunizante da Pfizer e BioNtech para uso emergencial

1 jan 2021 - 09h44
(atualizado às 09h47)
Compartilhar
Exibir comentários

A Organização Mundial da Saúde listou na quinta-feira a vacina da Pfizer e BioNtech contra covid-19 para uso emergencial, em um movimento que visa acelerar o acesso no mundo em desenvolvimento.

Frascos com adesivo de vacina da Covid ante logo da Pfizer
31/10/2020
REUTERS/Dado Ruvic
Frascos com adesivo de vacina da Covid ante logo da Pfizer 31/10/2020 REUTERS/Dado Ruvic
Foto: Reuters

A agência de saúde da ONU disse que trabalhará com parceiros regionais para informar às autoridades nacionais de saúde sobre a injeção de duas doses e seus benefícios esperados.

A OMS estabeleceu seu processo de lista de uso de emergência para ajudar os países mais pobres, sem seus próprios recursos regulatórios, a aprovar rapidamente medicamentos para novas doenças como a Covid-19.

A revisão da OMS concluiu que a vacina da Pfizer/BioNTech atendeu aos critérios obrigatórios para segurança e os benefícios de eficácia superam seus riscos.

"Este é um passo muito positivo para garantir o acesso global às vacinas Covid-19", disse Mariangela Simão, líder do programa de acesso a medicamentos da OMS.

"Mas eu quero enfatizar a necessidade de um esforço global ainda maior para alcançar o suprimento de vacina suficiente para atender às necessidades das populações prioritárias em todos os lugares."

A OMS, com a Aliança Gavi e a Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias (Cepi), está liderando um esforço global chamado Covax para garantir e distribuir vacinas aos países mais pobres, de modo que as vacinas não cheguem apenas às nações ricas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade