PUBLICIDADE

Coronavírus

Itália prorroga proibição de voos do Brasil

País demonstrou preocupação com cepa brasileira de coronavírus

30 jan 2021 - 09h38
(atualizado às 11h37)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro da Saúde da Itália, Roberto Speranza, prorrogou neste sábado (30) a proibição de voos do Brasil e à entrada de pessoas que tenham transitado pelo país nos 14 dias anteriores à viagem.

Passageira na área de embarque no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo
Passageira na área de embarque no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo
Foto: ANSA / Ansa

Anunciada em 16 de janeiro por conta da cepa do coronavírus Sars-CoV-2 surgida em Manaus, a medida ficaria em vigor até 31 de janeiro, mas Speranza decidiu estendê-la.

"Assinei uma ordem que prorroga o bloqueio dos voos originários do Brasil e o veto de entrada na Itália de quem tenha transitado ali nos últimos 14 dias. Vamos manter máxima prudência enquanto nossos cientistas continuam estudando as variantes da Covid", escreveu Speranza no Facebook.

O ministro, no entanto, não anunciou o novo prazo da proibição. Até 16 de janeiro, a Itália permitia a entrada de viajantes provenientes do Brasil apenas por comprovados motivos de "trabalho, saúde, absoluta urgência, estudo ou para retorno ao próprio domicílio de residência", mas agora não há nenhuma exceção.

Diversos países, como Reino Unido, Portugal, Alemanha e Colômbia, já proibiram voos do Brasil por conta da variante do Sars-CoV-2 detectada em Manaus, cidade que vive um colapso do sistema sanitário por causa da explosão do número de casos.

A suspeita é de que essa cepa do novo coronavírus seja mais contagiosa.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade