PUBLICIDADE

Coronavírus

Instituto diz que vacinações podem começar no início de 2021

Chefe da agência reguladora de vacinas da Alemanha disse que alguns grupos de pessoas podem ser imunizadas no começo do próximo ano

19 ago 2020 - 11h32
(atualizado às 11h47)
Compartilhar
Exibir comentários

O chefe da agência reguladora de vacinas da Alemanha disse que alguns grupos de pessoas que vivem no país podem ser vacinados no início do ano que vem contra o coronavírus, que já matou quase 800 mil pessoas em todo o mundo e fez estragos na economia global.

Cientista prepara amostra de vacina contra Covid-19
11/06/2020
REUTERS/Anton Vaganov/
Cientista prepara amostra de vacina contra Covid-19 11/06/2020 REUTERS/Anton Vaganov/
Foto: Reuters

Mais de meia dúzia de farmacêuticas de todo o planeta estão realizando testes clínicos avançados, cada um com dezenas de milhares de participantes, e várias esperam saber se suas vacinas contra Covid-19 funcionam e são seguras até o final deste ano.

Klaus Cichutek, chefe do Instituto Paul Ehrlich (RKI), disse ao grupo de jornais Funke que dados de testes de estágio inicial e intermediário mostraram que algumas vacinas desencadearam uma reação imunológica contra o coronavírus.

"Se dados de testes de estágio avançado mostrarem que as vacinas são eficientes e seguras, as primeiras vacinas poderiam ser aprovadas no começo do ano, possivelmente com ressalvas", disse.

"Com base nas garantias dos fabricantes, as primeiras doses para pessoas da Alemanha estarão disponíveis a esta altura, de acordo com as prioridades estabelecidas pelo Comitê Permanente de Vacinação", disse Cichutek, referindo-se ao grupo que faz recomendações para o uso de vacinas licenciadas no país.

As infecções aumentaram na Alemanha nas últimas semanas, e dados do RKI sobre doenças infecciosas divulgados nesta quarta-feira mostraram que o número de casos confirmados de coronavírus aumentou 1.510 e chegou a 226.914.

O RKI disse que 39% dos casos provavelmente foram importados, e Kosovo, Turquia e Croácia foram os mais assinalados como fontes prováveis de infecções em semanas recentes.

Várias farmacêuticas, incluindo Moderna, AstraZeneca e Pfizer Inc, dizem acreditar que produzirão mais de um bilhão de doses de uma vacina no ano que vem.

A empresa de biotecnologia alemã CureVac não descartou um processo de aprovação acelerado para sua vacina em potencial e espera colocá-la no mercado em meados de 2021.

Já a Rússia disse que sua vacina estará disponível até o final deste mês.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade