PUBLICIDADE

Coronavírus

Governo negocia com os EUA compra de vacinas desde dia 13

Itamaraty mantém tratativas para exportar estoque excedente de imunizantes

20 mar 2021 - 14h38
(atualizado às 14h44)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo brasileiro afirmou neste sábado que mantém tratativas desde o dia 13 com o governo norte-americano para eventual importação de vacinas do excedente disponível nos Estados Unidos.

Chegada ao Brasil das 2 milhões de doses das vacinas importadas da Oxford/AstraZeneca, vindas da Índia em um voo da Emirates
Chegada ao Brasil das 2 milhões de doses das vacinas importadas da Oxford/AstraZeneca, vindas da Índia em um voo da Emirates
Foto: Willian Moreira / Futura Press

"Desde o dia 13 de março o governo brasileiro, através do Itamaraty e da Embaixada em Washington, em coordenação com o Ministério da Saúde, está em tratativas com o governo dos EUA para viabilizar a importação pelo Brasil de vacinas do excedente disponível nos Estados Unidos", disse o Itamaraty em publicação no Twitter.

A Casa Branca anunciou na sexta-feira planos de "emprestar" 4 milhões de doses da AstraZeneca já produzidas nos Estados Unidos para o Canadá e o México. A Casa Branca não tem planos de emprestar doses a outros países, de acordo com um funcionário do governo.

O Brasil enfrenta o segundo surto mais letal de coronavírus depois dos Estados Unidos, que piorou com uma nova onda nas últimas semanas, levando o sistema hospitalar à beira do colapso. Na sexta-feira, o Ministério da Saúde informou um registro diário de 90.570 novos casos nas últimas 24 horas, além do segundo dia mais letal desde o início da pandemia.

O governo federal tem demorado a implantar a vacinação no país, com alguns governos locais precisando suspender a imunização em vários pontos devido à falta de suprimentos.

Na sexta-feira, a Reuters informou que o governo brasileiro ainda não havia pedido aos Estados Unidos excesso de vacinas, apesar dos planos de compartilhar as doses com o México e o Canadá, citando duas fontes familiarizadas com o assunto.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade