PUBLICIDADE

Coronavírus

Covid-19: Reino Unido ultrapassa Itália em número de mortes

Taxa alta pode aumentar a pressão política sobre o primeiro-ministro, Boris Johnson

5 mai 2020 - 10h06
(atualizado às 10h18)
Compartilhar
Exibir comentários

O Reino Unido ultrapassou a Itália ao relatar mais de 32 mil mortes pelo coronavírus, a maior taxa de mortalidade oficial da Europa, como mostraram cifras divulgadas nesta terça-feira.

Homem com máscara de proteção caminha com seu cachorro em Grenwich
04/05/2020 REUTERS/Adam Oliver
Homem com máscara de proteção caminha com seu cachorro em Grenwich 04/05/2020 REUTERS/Adam Oliver
Foto: Reuters

A taxa alta pode aumentar a pressão política sobre o primeiro-ministro, Boris Johnson, que esperou mais do que outros líderes europeus para ordenar um isolamento para conter a disseminação do vírus em março.

Cifras semanais do Escritório Nacional de Estatísticas britânico acrescentaram mais de 7 mil mortes na Inglaterra e no País de Gales, elevando o total do Reino Unido para 32.313.

O número é um dos vários métodos para calcular óbitos e difícil de comparar com outros países, mas oferece o sinal mais claro até agora de que o Reino Unido pode se tornar a nação mais atingida da Europa, apesar de ter sido vitimada mais tarde do que outros vizinhos.

Partidos de oposição questionaram a decisão inicial de Johnson de adiar o isolamento no momento em que os hospitais da Itália já estavam ficando sobrecarregados. Eles também dizem que seu governo demorou demais para iniciar os exames em massa e enviar equipamentos de proteção suficientes aos hospitais.

A verdadeira cifra de mortes do coronavírus pode ser muito maior. O Escritório Nacional de Estatísticas disse que morreram 33.593 pessoas a mais do que a média até 24 de abril na Inglaterra e no País de Gales quando se compara este número com os 27.365 casos em que o coronavírus foi mencionado nos certificados de óbito.

Veja também:

'Não é gripezinha': o que dizem os curados do coronavírus:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade