PUBLICIDADE

Coronavírus

Coronavírus matou 93 trabalhadores de frigoríficos nos EUA, diz sindicato

25 jun 2020 - 15h18
(atualizado às 15h33)
Compartilhar
Exibir comentários

O maior sindicato do setor de carnes dos Estados Unidos afirmou nesta quinta-feira que 93 trabalhadores de frigoríficos e da indústria de processamento de alimentos do país morreram em decorrência da Covid-19, acrescentando que os riscos do novo coronavírus continuam para o setor.

Funcionários com máscaras de proteção contra o coronavírus em unidade da JBS USA em Greeley, Colorado (EUA) 
08/04/2020
REUTERS/Jim Urquhart
Funcionários com máscaras de proteção contra o coronavírus em unidade da JBS USA em Greeley, Colorado (EUA) 08/04/2020 REUTERS/Jim Urquhart
Foto: Reuters

O United Food and Commercial Workers International Union, que também representa trabalhadores de mercados e drogarias, disse em teleconferência com repórteres que mais de 196 de seus membros morreram por causa da doença, enquanto mais de 2.300 membros foram expostos ou afetados pelo vírus no último mês.

Os números refletem o forte impacto causado pela doença sobre trabalhadores essenciais nos EUA. Estados como Califórnia e Texas têm registrado grandes saltos nas infecções pelo coronavírus.

Muitos funcionários de frigoríficos não estão trabalhando no momento, pois foram colocados em quarentena ou temem contrair o vírus caso retomem seus trabalhos nas unidades de processamento de carnes, que abrigam milhares de funcionários.

Cerca de 20 fábricas operadas por empresas como Tyson Foods, JBS USA e Smithfield Foods fecharam em abril, após milhares de trabalhadores testarem positivo para a Covid-19. Os fechamentos temporários causaram uma disparada nos preços das carnes e até mesmo escassez de alguns produtos nos mercados.

O presidente norte-americano, Donald Trump, publicou um decreto em 28 de abril para permitir que os frigoríficos permanecessem abertos. Empresas do setor disseram ter gasto dezenas de milhões de dólares em medidas para proteger trabalhadores, incluindo o fornecimento de máscaras, a instalação de divisórias físicas nas linhas de produção e a ampliação dos serviços de limpeza.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade