PUBLICIDADE

Coronavírus

China: Cidade com maior surto da covid-19 aumenta restrições

Harbin proibiu a entrada de não locais e de veículos registrados em outras partes em zonas residenciais

22 abr 2020 - 11h33
(atualizado às 11h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma cidade de 10 milhões de habitantes do noroeste da China que hoje tem o maior surto de coronavírus do país endureceu o acesso a pessoas de fora nesta quarta-feira para conter a disseminação da doença altamente contagiosa.

Funcionários com trajes de proteção em posto de controle em aeroporto de Harbin, na China
11/04/2020 REUTERS/Huizhong Wu
Funcionários com trajes de proteção em posto de controle em aeroporto de Harbin, na China 11/04/2020 REUTERS/Huizhong Wu
Foto: Reuters

Harbin, capital provincial de Heilongjiang e sua maior cidade, proibiu a entrada de não locais e de veículos registrados em outras partes em zonas residenciais, disse a mídia estatal. A metrópole já havia ordenado o isolamento de pessoas provenientes de fora da China ou de áreas com grandes epidemias.

Heilongjiang está na linha de frente dos esforços chineses para identificar cidadãos infectados chegando da Rússia, com a qual divide a fronteira, para deter a proliferação do vírus.

"Todos os casos confirmados, casos suspeitos, contatos próximos de pessoas assintomáticas e contatos próximos de contatos próximos deveriam ser postos em quarentena e examinados", disse o governo municipal, segundo citação da mídia estatal.

Neste mês, Harbin informou que está ordenando 28 dias de quarentena para todos os recém-chegados do exterior e dois exames de ácido nucleico para cada, e determinou isolamentos de 14 dias para residências onde casos confirmados e assintomáticos forem descobertos.

"Não estou mais levando minha filha ou pais para fora. Se precisamos de algum alimento ou vegetais, deixamos que meu marido compre na volta para casa", contou uma moradora de 34 anos de Harbin de sobrenome Sun. "E quando alguém tem que sair, ele ou ela deixa os calçados do lado de fora da porta para evitar trazer o vírus na volta."

Harbin, que tem ligações aéreas com a Rússia, relatou sete casos confirmados novos na terça-feira, o que eleva as infecções locais para 52, excluindo as pessoas recuperadas que tiveram alta nos hospitais.

Além disso, três viajantes infectados chegaram da Rússia. Cerca de 1.400 pessoas estão em observação para se detectar sinais do vírus.

Até terça-feira, Heilongjiang havia relatado 537 casos locais confirmados, incluindo 470 liberados dos hospitais. Além de Harbin, a cidade de Mudanjiang tem dois casos confirmados no momento.

"As medidas preventivas têm sido mais estritas ultimamente, e pessoas de Mudanjiang ou Harbin não terão permissão de entrar em nossa cidade", declarou um servidor civil de sobrenome Zhang que mora na cidade de Mishan, no extremo leste de Heilongjiang.

Um foco persistente em Harbin gira em torno de um homem de 87 anos de sobrenome Chen que esteve em dois hospitais desde 2 de abril, quatro dias depois de jantar em casa com os amigos de seus filhos, dois dos quais tiveram diagnósticos positivos mais tarde.

Até terça-feira, Chen havia infectado 78 pessoas, sendo 55 confirmadas, mas 23 que tiveram diagnósticos positivos ainda não exibiram sintomas do vírus.

Veja também:

'Não é gripezinha': o que dizem os curados do coronavírus:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade