PUBLICIDADE

Climatempo

SP tem mais chuva nesta quarta-feira

Confira o balanço dos temporais de 5/11/2019. Cidade de São Paulo bateu recorde de calor para este ano na tarde 4 de novembro.

5 nov 2019 - 23h44
Compartilhar
Exibir comentários

Novembro começou com muito calor no estado de São Paulo, até com recorde de calor na capital. O interior paulista tem registrado temperaturas em torno dos 39°C. 

A chegada de áreas de instabilidade associadas com uma frente fria trouxeram nuvens muito carregadas do Sul do Brasil para São Paulo que provocaram temporais em diversas regiões paulistas e na Grande São Paulo. Na capital, a chuva forte causou alagamentos e transbordamento de córregos.

Tempo instável nesta quarta

A frente fria avança para o Rio de Janeiro nesta quarta-feira, 6 de novembro, mas deixa áreas de instabilidade sobre São Paulo que provocam mais chuva. 

Na Grande São Paulo, pelo litoral e no Vale do Ribeira, a chuva mais volumosa ocorre na madrugada e depois vai perdendo força. O dia deve terminar com garoa.

Para demais regiões do estado ainda há risco de chover forte na tarde e em parte da noite desta quarta-feira. 

Temporais podem se repetir até o domingo

A semana segue com tempo instável no estado de São Paulo de forma geral. Várias áreas de instabilidade passam sobre o estado e provocam chuva todos os dias até o domingo. Há condições para chuva moderada a forte em várias horas.

A chegada de outra frente fria no domingo, 10 de novembro, reforça as condições para chuva.

Novo recorde de calor em São Paulo

Na cidade de São Paulo, o novo recorde de calor para 2019 foi estabelecido na tarde de 4 de novembro, com a temperatura máxima de 36,1°C, pela medição do INMET. O recorde anterior era de 35,9°C nos dias 2 de fevereiro e 12 de setembro. 

Temporal de 5/11/2019

A passagem de nuvens muito carregadas que vieram do Sul do Brasil, associadas de com uma frente fria, provocaram chuva forte e-ou vento forte em muitas localidades do estado de São Paulo, incluindo a região da cidade de São Paulo.

Chuva em São Paulo

A região da Grande São Paulo teve chuva fraca a moderada na madrugada do dia 5 de novembro, mas a chuva forte veio do meio para o fim da tarde. 

Para a maioria das regiões da cidade de São Paulo, a chuva mais volumosa foi entre 18h e 19h. Na zona oeste, onde a chuva forte ocorreu primeiro, o pico da chuva foi entre 17h e 18h.

Até 21 horas, o  CGE - Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura - havia registrado 36 alagamentos, sendo 6 intransitáveis. A última vez que a cidade de São Paulo teve alagamento foi com a chuva forte do dia 28 de outubro, mas foram em apenas 5 pontos

Na zona sul da cidade houve transbordamento do córrego Ipiranga transbordou.  O rio Verde e o córrego Morro do S ficaram na iminência de transbordar. 

Foto: Climatempo

Chuva na cidade de São Paulo em 5/11/2019

Temporais em SP

As áreas de instabilidade que chegaram a São Paulo no dia 5 de novembro de 2019 trouxeram chuva generalizada, como não ocorria há várias semanas. Choveu forte em vários locais

A chuva mais intensa ocorreu entre 15 horas e 20 horas, para a maioria das regiões do estado. Foram fortes pancadas que deixaram muitas vezes mais de 30 mm acumulados em apenas 1 hora. 

Confira o balanço dos temporais em SP em 5/112019 ( até 22h), com dados do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia, Aeronáutica e CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais.

Rajadas de vento 

Iperó/Floresta Ipanema: 82 km/h

Campinas/aero Viracopos: 74 km/h

Rancharia: 73 km/h

São Miguel Arcanjo: 71 km/h

Volumes de chuva no estado de SP em 3 horas, entre 16h e 19h (dados do CEMADEN)

Rio das Pedras: 91,4 mm

Mombuca: 67,0 mm

Rafard: 44,4 mm

Charqueada: 44,2 mm

Jaú: 42,6 mm

Boituva: 41,4 mm

Ibiúna: 40,8 mm

Volumes de chuva no estado de SP em 1 hora, 18h10 e 19h10 (dados do CEMADEN)

Iracemápolis: 54,4 mm

Santa Bárbara d´oeste: 34,2 mm

Ferraz de Vasconcelos: 33,8 mm

Limeira: 32,5 mm

Cordeirópolis: 28,2 mm

Jaú: 24,2 mm

Itaquaquecetuba: 22,8 mm

Guarulhos: 22,2 mm

Paulínia: 20,2 mm

Temporal em São Paulo

Foto: Climatempo

Foto de Maria Clara Machado, São Paulo (SP)

Foto: Climatempo

Foto de Nathaly Lobo, São Paulo (SP)

Temporal em Piracicaba

Foto: Climatempo

Foto de Angélica Jensen, Piracicaba (SP)

Chuva forte na cidade de São Paulo em 5/11/2019, com imagens de João Basso

Confira as imagens das impressionantes nuvens de chuva que cobriram a região de Campinas em 5/11/2019, com imagens de Mauricio Pontes.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade