PUBLICIDADE

Climatempo

Pets exigem cuidados especiais no inverno

Veja como cuidar do seu animal de estimação no frio

23 jun 2017 - 10h47
Compartilhar
Exibir comentários

Assim que chega o inverno, todo mundo já sai atrás de casacos, cobertores e cachecóis para não passar frio! Com as baixas temperaturas fica mais difícil de acordar cedo, as dores aumentam e sair de casa fica mais complicado. No entanto, não é só a gente que sente essa mudança de estação. Os nossos pets também sofrem com mudanças bruscas de temperatura e precisam de cuidados especiais! Veja quais são os problemas mais comuns e nossas dicas para evitá-los.  

Dores nas articulações

Os pets, assim como nós, têm problemas articulares, como artrose e displasia, que podem piorar durante o inverno. "A dor crônica pode ser silenciosa, mas leva o pet a interagir menos com os tutores ou outros pets da casa, perder o apetite e o peso e, algumas vezes, tornar-se agressivo", explica a veterinária Maíra Yonezawa, clínica geral do . Então é preciso ficar de olho, manter seu animal quentinho e, a qualquer sinal de problema, correr para o veterinário.

Doenças respiratórias

Os animais de estimação também podem sofrer com as doenças respiratórias, tão comuns nesta época do ano. Sabe aquela tosse chata, que incomoda? Esse é um sintoma comum nos cães, assim como diminuição de apetite. Já os gatinhos podem sofrer com secreção nasal e ocular, espirros e febre.

Foto: Climatempo

 

Animais no quintal

É muito comum deixar os pets do lado de fora da casa, no quintal ou varanda. Para evitar qualquer problema de saúde, lembre-se de deixa-los quentinhos. Abrigos cobertos e protegidos do frio, umidade e vento são importantes e o uso de roupinhas também é muito útil!

Tosa

A veterinária Maíra explica que mesmo no inverno, é preciso fazer a tosa do seu pet. "Existe um mito de que a tosa higiênica não deve ser feita no inverno porque os animais sentem frio. É importante saber que essa higienização é uma forma de evitar que os pets retenham umidade na região genital, abdominal e patas. Essa umidade pode levar ao desenvolvimento de doenças causadas por fungos e bactérias", afirma.

Para evitar esses problemas, separamos algumas dicas!

 

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade