PUBLICIDADE

Climatempo

Halo aparece no céu do Maranhão

A presença de nuvens altas possibilitou a ocorrência do fenômeno

16 ago 2019 - 12h17
(atualizado às 16h05)
Compartilhar
Exibir comentários

A presença de nuvens altas sobre o sul do Maranhão, divisa com o Piauí, nesta manhã de sexta-feira, 16 de Agosto, proporcionou um belo fenômeno no céu. Um duplo halo solar se formou e foi fotografado por Stefanni Ribeiro, consultora no mercado de Agro de Balsas, no Maranhão.  

Foto: Climatempo
Foto: Stefanni Ribeiro - Balsas - MA

O halo solar é um dos fenômenos ópticos da atmosfera e pode se formar também ao redor da lua cheia recebendo o nome de halo lunar, explica a meteorologista Josélia Pegorim. 

Arco-íris, irisação, raio crepuscular são outros exemplos de fenômenos ópticos. O halo solar (lunar) parece um arco-íris ao redor do sol (ou lua cheia) e só se forma se o disco solar estiver envolto numa camada de nuvens altas do tipo cirrustratus. Os pequeninos cristais de gelo que compõem estas nuvens funcionam como prismas que separam a luz do sol (da lua) nas diversas cores do arco-íris.

Foto: Climatempo
Foto: Stefanni Ribeiro - Balsas - MA

O que é o halo solar (lunar)?

O halo solar (lunar) se parece com arco-íris ao redor do sol. Às vezes o círculo colorido se forma por inteiro, rodeando completamente o disco solar, mas outras vezes pode aparecer só em pedaços. Isto depende um pouco da uniformidade da camada de nuvens altas e de como a luz do sol (da lua) incide na camada de nuvens.

A nuvem do tipo alta (entre 6km e 10km de altitude) que permite a formação do halo solar é chamada de cirrustratus e parece um fino véu esbranquiçado envolvendo completamente o sol ou a lua. Estas nuvens são formadas por pequeninos cristais de gelo com forma de hexágono (seis lados). Quando os raios solares encontram estes cristais, ocorre o fenômeno físico da refração. Os cristais de gelo funcionam como prismas e fazem a separação da luz branca em diversas cores.

O halo solar (lunar) é um fenômeno que pode ocorrer em qualquer época do ano e em qualquer lugar, mas só se forma se as nuvens cirrustratus estiverem presentes no lugar. Se há lua cheia e uma camada de cirrustratus passando, então pode acontecer a formação do halo lunar, mas este é mais difícil de fotografar.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade