PUBLICIDADE

Climatempo

Frio bate recorde em São Paulo e volta a gear

Temperaturas entre 2°C e 7°C foram observadas na capital paulista no amanhecer do sábado, 6 de julho. Domingo pode amanhecer mais frio.

6 jul 2019 - 11h50
Compartilhar
Exibir comentários

A madrugada de 6 de julho de 2019 foi a mais fria do ano até agora na cidade de São Paulo. Pela medição oficial do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A temperatura mínima na cidade de São Paulo foi de 7,4°C, medida no Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista. O recorde anterior de menor temperatura na cidade de São Paulo era de 11,1°C no dia 9 de junho. Em 2018, a menor temperatura registrada pelo INMET foi de 9,1°C em 13/7/2019. 

Em outras áreas da cidade as temperaturas ficaram mais baixas próximas de 2°C. Na zona sul, a estação meteorológica da USP registrou 4,8°C. De acordo com as estações meteorológicas do CGE - Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo - as temperaturas mais baixas foram 2,3ºC na região de Engenheiro Marcilac, no extremo sul da cidade, e de 3,6ºC na Capela do Socorro, também na zona Sul. 

Geada na Grande SP

A acentuada queda de temperatura ocorreu em todo estado de São Paulo por causa de uma intensa massa de ar frio de origem polar que se espalhou pelo Brasil. Em áreas da Grande São Paulo, a temperatura ficou próxima de zero e houve formação de geada como na região de Embu-Guaçu. 

Foto: Climatempo

Foto de Aline Anschau, Embu-Guaçu (SP)

A última vez que geou na região da cidade de São Paulo foi em junho de 2016. No período entre 9 e 13 de junho de 2016, a Grande São Paulo teve 5 dias consecutivos com geada e em 4 deles geou dentro da cidade de São Paulo.  Geou em vários municípios da Grande São Paulo como Guarulhos, São Bernardo e Santo André. A temperatura chegou a 3,5°C em 13/6/2016. 

No estado de São Paulo, segundo o INMET, a menor temperatura neste sábado, 6 de julho, foi de -0,9°C em Barra do Turvo, no sul do estado.

Domingo gelado e com recorde

Neste domingo, 7 de julho, o ar frio de origem polar continua atuando com muita força sobre todo o estado de São Paulo e a previsão é de que as temperaturas caiam ainda mais na madrugada. Um novo recorde de frio deve ser observado na região da cidade de São Paulo e pode gear novamente. Temperaturas abaixo de 0°C podem ocorrer no sul do estado de São Paulo.

A madrugada da segunda-feira, 8 de julho, também deve ser com temperatura abaixo de 10°C. As temperaturas vão começar a ter uma elevação a partir da terça-feira, 9, quando a frio intenso começar a se afastar da Região sudeste.

Essa intensa massa de ar frio de origem polar que chegou ao Brasil muito provavelmente é a mais forte que nós vamos observar no ano de 2019.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade