PUBLICIDADE

Climatempo

Dicas do tempo para o ENEM 2017- 5 de novembro

Condições do tempo podem atrapalhar os estudantes em algumas áreas do país

3 nov 2017 - 15h41
(atualizado às 16h05)
Compartilhar
Exibir comentários

Os dois primeiros domingos de novembro de 2017 são especiais para milhares de estudantes no Brasil. É quando acontece o ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio - que poderá definir o rumo da vida de muitos deles. Uma boa pontuação no ENEM pode valer uma vaga para a universidade, direto, sem ter que fazer o vestibular. A nota no ENEM também pode ajudar a conseguir uma bolsa de estudos em programas como SISU - Sistema de Seleção Unificada ou no ProUni - Programa Universidade para Todos.

A primeira etapa do ENEM acontece neste domingo, 5 de novembro. A segunda etapa de provas está marcada para o domingo seguinte, 12 de novembro.

Além do dia e da hora, uma regra vale para todos os estudantes: os portões dos locais dos exames são fechados impreterivelmente às 13 horas. Como se não bastasse o nervosismo natural, as condições do tempo podem complicar ainda mais a vida dos estudantes. Então, fique atento e veja as dicas do tempo. A Climatempo deseja a todos calma e concentração para fazer uma boa prova, com sol, chuva, calor ou frio.

Foto: Climatempo

Dicas do tempo para o ENEM 2017 - 5 de novembro

Dicas do tempo - 5 novembro 2017

O domingo, 5 de novembro, será um dia quente, abafado e com pancadas de chuva e risco de raios em muitas áreas do Brasil. O deslocamento de uma frente fria pelo litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro vai ajudar a aumentar a chuva nestes estados e também sobre o Paraná, Mato Grosso do Sul, no oeste e no sul de Minas Gerais, em Goiás, no Distrito Federal, no sul de Mato Grosso e no sul do Espírito Santo. Por isso estas regiões ficam em alerta vermelho no dia 5 de novembro porque há risco de temporais e que podem causar diversos transtornos no caminho para chegar aos locais das provas do ENEM.

Em Curitiba, em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Cuiabá, em Goiânia e em Brasília a chuva pode ocorrer a qualquer hora e há risco de chuva moderada a forte por várias horas.

Em Florianópolis e na maioria das áreas de Santa Catarina, a chuva não deve causar mais problemas, mas ainda pode chover a qualquer hora. Mas os estudantes devem ter atenção porque ainda poderão encontrar problemas causados pela chuva forte do sábado.

Os estudantes da Grande Vitória, da Grande Belo Horizonte e do leste de Minas Gerais poderão ter problemas com a chuva na volta para a casa, no fim da tarde e à noite. Mas o sol e o tempo seco predominam pela manhã.

O calor vai incomodar os estudantes de todo o Norte do Brasil e do centro-Norte de Mato Grosso. Atenção porque as pancadas de chuva podem ser moderadas a fortes à tarde e à noite, mas não devem se prolongar por muitas horas. Mas tem previsão de chuva para todas as capitais da Região Norte.

No norte de Minas Gerais e do Espírito Santo e no Nordeste, os estudantes não devem encontrar problemas com o tempo do domingo, 5 de novembro. Pode chover rapidamente no litoral no Nordeste, do sul da Bahia até João Pessoa, mas a chuva não será forte. Muito calor em todas estas áreas.

No Rio Grande do Sul, inluindo a Grande Porto Alegre, os estudantes terão um dia de provas com temperatura agradável e sem chuva.

Tendência para 12 de novembro

A segunda etapa de provas do ENEM 2017 será no segundo domingo de novembro, 12 de novembro. As condições para chuva são altas em grande parte do Brasil por que além do calor, uma nova frente fria deve chegar ao Sudeste do Brasil.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade