PUBLICIDADE

Por que é uma boa ideia usar papel alumínio para melhorar o sinal de wi-fi

Muitos já ouviram falar desse truque por aí, e ele tem respaldo na ciência. Pode não só reduzir interferências e fortalecer a conexão, mas também tornar a internet de sua casa mais segura.

9 ago 2018 - 15h37
(atualizado em 10/8/2018 às 11h28)
Compartilhar
Exibir comentários
Uma barreira de papel alumínio ajuda a direcionar o sinal de internet sem-fio
Uma barreira de papel alumínio ajuda a direcionar o sinal de internet sem-fio
Foto: BBC News Brasil

Graças à nossa luta diária para ter um bom wi-fi em casa, ficou famosa a ideia de usar papel alumínio para direcionar o sinal de internet. Não é um truque novo, mas é bom saber que a ciência demonstrou que ele funciona.

Segundo pesquisadores da Universidade de Darthmouth, nos Estados Unidos, colocar papel alumínio ou uma lata em volta das antenas do roteador pode melhorar o sinal, reduzir interferências e aumentar a segurança da conexão.

"Isso melhora a eficiência da rede sem fio em edifícios, ao reduzir o impacto que paredes e divisões internas têm", dizem os engenheiros de Darthmouth.

Como funciona o truque do papel alumínio para melhorar o sinal de wi-fi?

As antenas dos roteadores são geralmente omnidirecionais, ou seja, seu sinal se dispersa para todos os lados.

Uma barreira de papel alumínio colocada em torno delas faz com que o sinal se torne unidirecional, ou seja, vá apenas em um sentido.

Assim, você pode direcionar o wi-fi para a sala, por exemplo, o que fará com que outros ambientes fiquem sem sinal, mas ele estará concentrado onde pode ser mais necessário.

Os roteadores usados em nossas casas normalmente enviam o sinal para várias direções
Os roteadores usados em nossas casas normalmente enviam o sinal para várias direções
Foto: Getty / BBC News Brasil

Impedir que o sinal se propague em determinada direção e chegue apenas a alguns locais pode ter outros benefícios.

Pode ser útil, por exemplo, para evitar que ele atinja um espelho e seja refletido, o que pode gerar interferências e afetar a qualidade da conexão.

Isso ainda pode tornar a internet mais segura em sua casa

Direcionar o sinal reduz a interferência e ainda pode melhorar a segurança do wi-fi.

A barreira de alumínio pode servir para que o sinal não chegue a pessoas que queiram piratear a internet de sua casa ou que estejam tentando de alguma forma acessá-la para cometer uma fraude ou realizar um ataque.

Os pesquisadores de Darthmouth criaram uma versão mais sofisticada desse truque caseiro.

Fizeram um sistema que imprime modelos 3D em plástico, que podem ser envolvidos em papel alumínio para direcionar o sinal até onde se deseje.

Parece bastante simples, mas não é comum ainda ter acesso a uma impressora 3D, então, é melhor por enquanto ter um pouco de paciência e criatividade para criar nossos próprios painéis de papel alumínio.

Veja também:

5G: a próxima geração de internet móvel:
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade