PUBLICIDADE

Itália opera coração de paciente com progeria pela 1ª vez

Cirurgia foi feita em Sammy Basso, de 23 anos, natural de Vêneto

4 fev 2019 - 20h59
Compartilhar
Exibir comentários

A Itália realizou, pela primeira vez no mundo, um procedimento cirúrgico no coração de um paciente afetado pela progeria, também conhecida como síndrome do envelhecimento precoce.

Itália opera coração de paciente com progeria pela 1ª vez
Itália opera coração de paciente com progeria pela 1ª vez
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

    Finalizada com sucesso, a cirurgia foi feita em Sammy Basso, de 23 anos, natural de Vêneto, no hospital San Camilo, em Roma, há cerca de uma semana. O procedimento foi liderado pelo especialista em cirurgias cardíacas Francesco Musumeci.

    Segundo a equipe médica, o paciente está em "excelente condição" e receberá alta hospital já nesta terça-feira (5).

    O italiano precisou realizar uma intervenção para tratar uma estenose valvar aórtica calcificada. O procedimento, que geralmente é feito em pacientes idosos, apresentou muitos riscos por causa das condições físicas de Sammy, além dele ter pequenas artérias.

    "Obtivemos um resultado que parecia quase impossível e que abre uma nova perspectiva para o tratamento desta doença", afirmou Musumeci.

    O médico ainda explicou que esta cirurgia foi a primeira realizada em um paciente que tem 23 anos de idade no registro, mas com condições clínicas de um octogenário.

    "A pesquisa sobre esta doença foi baseada em drogas para retardar o envelhecimento. Mas quando os sintomas começaram a se manifestar, foi o fim", explicou Sammy, ressaltando que estava ciente de que seu coração poderia ter parado a qualquer momento.

    Apesar de ter nascido em 1995, Sammy aparenta ter 80 anos de idade e pesa pouco mais de 15kg. Ele é fundador da Associação Italiana de Progeria, e graças à instituição conseguiu divulgar sua doença a milhões de pessoas em todo o planeta.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade