De criança humilde a herói mundial

O homem admirado por milhares de pessoas ao redor do mundo, mesmo após 50 anos de seu feito, era na ocasião um jovem piloto que foi escolhido a dedo para a missão de quebrar a barreira da gravidade e chegar aonde nenhum homem havia ido antes. Segundo a biografia de Yuri Gagarin, elaborada pelo Arquivo do Estado Russo, ele foi uma pessoa sonhadora, que no momento mais difícil e determinante de sua vida conseguiu manter a calma e o bom humor.

Yuri Alekseyevich Gagarin nasceu no dia 9 de março de 1934, em Klushino, uma pequena aldeia a oeste de Moscou. Seu pai era um marceneiro, carpinteiro e agricultor.

Quando Gagarin era adolescente, ele testemunhou o pouso forçado de um avião de combate soviético, atingido nas asas, nas proximidades de sua casa. Após o fato, os pilotos foram condecorados com medalhas de homenagem pela bravura. Mais tarde ele disse que aquilo despertou nele o sonho da aviação. “Nós entendemos imediatamente o preço que tinha que ser pago por condecorações militares. Nós, os meninos, queríamos ser bravos pilotos.”

Gagarin ingressou na Força Aérea Soviética e foi para a Escola de Aviação de Orenburg, onde conheceu a bela e tímida Valentina Ivanovna Goryacheva, com que se casou, em novembro de 1957, mesmo dia em que se tornou tenente da Força Aérea. Pouco tempo depois, ele se candidatou para o treinamento de cosmonautas e foi aprovado.

O jovem que sonhava em ir ao espaço foi submetido a treinamentos físicos, mentais e psicológicos rigorosos, demonstrando grande força física e senso de humor até nos momentos mais difíceis. Além de todas as habilidades do piloto, o fato de ter vindo de uma família humilde de agricultores ajudou na escolha de Gagarin para a primeira missão, pois ele representava o triunfo do modelo soviético.

No discurso antes de embarcar para a missão, ele falou da enorme alegria e do orgulho em realizar um sonho que não era só dele, mas de milhões de pessoas. Após concluir a viagem, Yuri Gagarin foi recebido como herói em Moscou. Viajou o mundo divulgando os feitos soviéticos e foi condecorado por reis, rainhas e presidentes nos quatro cantos do mundo. Tornou-se deputado soviético, mas tinha o sonho de voar pela segunda vez. Em 1967 começou a se preparar para o voo com a nave Soyuz. No entanto, nunca chegou ao espaço novamente. Em 27 de março de 1968, aos 34 anos, morreu quando o avião que pilotava caiu durante um treinamento. Sua morte foi lamentada ao redor do mundo e suas cinzas foram enterradas ao lado de outros heróis soviéticos, no Kremlin.

Foto: Getty Images