Legado para a humanidade

Para a humanidade, a proeza do soviético Yuri Gagarin marcou o começo de uma nova era. Para a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e para os Estados Unidos, significou o início da corrida espacial para conquistar o cosmos. “A missão em si não representava uma novidade, a União Soviética já havia lançado o satélite Sputnik, já tinha levado um animal para o espaço. O extraordinário foi o fato de o ser humano estar lá. Gagarin abriu caminhos, mostrou que era possível para o homem desbravar o espaço. A partir dele, vieram muitos outros, foi uma quebra de paradigmas”, afirma o astronauta brasileiro Marcos Pontes.

Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o mundo estava polarizado pela Guerra Fria com a disputa entre soviéticos e americanos sobre os destinos do mundo. Os países da Europa Oriental, que respondiam a governos comunistas, disputavam poder mundial com embates estratégicos e conflitos velados com os Estados Unidos (apoiados pelos países da Europa Ocidental). Os dois blocos iniciaram uma corrida armamentista, com os dois lados construindo bombas nucleares.

Nessa disputa, as duas potências começaram o desenvolvimento de foguetes capazes de chegar ao espaço. A União Soviética foi pioneira, ao lançar, em 1957, o satélite Sputnik. No mesmo ano, mandou ao espaço a cadela Laika. Mas o maior feito foi mesmo a viagem do primeiro homem. “Era uma época bem conturbada em termos de demonstração de força, (John) Kennedy (presidente americano) estava entrando no poder, era uma período de muita tensão por causa da Guerra Fria. O fato de ter o primeiro humano voando no espaço demonstrou grande poder (da União Soviética) e os Estados Unidos certamente ficaram impressionados com isso e preocupados também. O feito de Gagarin foi uma demonstração de força para a União Soviética e de coragem também, porque os sistemas não eram seguros aquela época”, afirma o astronauta brasileiro Marcos Pontes.

Para não ficar atrás da União Soviética, ainda em 1961 o presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, lançou um desafio. "Acredito que esta nação deve comprometer-se a alcançar a meta, antes que esta década acabe, do desembarque do homem na Lua e seu regresso em segurança à Terra", disse. Foi então que o país desenvolveu o programa Apollo, que se transformou em uma arma bem sucedida na prova de domínio na corrida espacial, que culminou com os passos do americano Neil Armstrong na Lua durante a missão Apollo 11, em 1969.

Foto: AFP