Yevgeni Tarelkin

O cosmonauta Yevgeni Igorevich Tarelkin, 37, atuará como engenheiro de voo nas expedições 33 e 34. Esta será a primeira missão espacial do capitão da Força Aérea Russa e engenheiro de voo da Roscosmos, Agência Espacial Russa.

Nascido na cidade de Pervomaisky, na Rússia, no dia 29 de dezembro de 1974, Tarelkin não desejava ser astronauta quando criança - seu sonho era tornar-se piloto. Esse desejo foi reforçado quando ele pulou de paraquedas pela primeira vez, aos 11 anos. Depois de cerca de 1500 saltos, ele se tornou instrutor no Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin, antes mesmo de se tornar um cosmonauta.

Tarelkin seguiu a carreira militar por influência da família. Seu pai era piloto militar, e sua mãe, médica militar. Após se formar no Ensino Médio, ele ingressou na escola militar. Mais tarde, rumou para a academia militar em Monino e, por fim, para a escola de aviação Eisk, na região de Krasnodar. Formado, tornou-se instrutor no Centro Gagarin e, em 2003, foi selecionado para treinar como cosmonauta.

Casado e pai de duas filhas, o cosmonauta se diz pronto para o seu primeiro voo espacial. “Eu me sinto muito confiante, muito bem preparado para este voo. E é claro que eu estou realmente ansioso para dar a minha contribuição para esta expedição”, declarou Tarelkin na conferência de imprensa da expedição 33/34, no Centro Espacial Johnson, da Nasa.

foto: NASA