Oleg Novistky

Esta será a primeira missão espacial do cosmonauta e coronel da Força Aérea da Rússia Oleg Viktorovich Novistky, 41 anos. Engenheiro de voo da Roscosmos, Agência Espacial Russa, ele atuará como comandante da Soyuz e como engenheiro de voo das expedições 33 e 34.

Novistky nasceu no dia 12 de outubro de 1971, na pequena cidade de Cherven, na Bielorrússia. Tornar-se um cosmonauta era um sonho de infância. “Eu lembro de olhar para o céu escuro com estrelas, e foi como um ímã. Depois que eu cresci, percebi que não era tão fácil se tornar um cosmonauta, então eu escolhi o caminho mais curto. Entrei em uma escola de aviação militar”, declarou o russo na conferência de imprensa da expedição 33/34, no Centro Espacial Johnson, da Nasa.

O cosmonauta formou-se no Ensino Médio em 1988 e entrou para escola de voo na cidade de Voronezh, Borisoglebsk, no mesmo ano. Em 94, concluiu a pós-graduação na escola de voo de Kachin e, em 95, foi designado para trabalhar como piloto militar na cidade de Budennovsk. Novistky começou o ensino superior militar em 2004 e foi selecionado para treinar como cosmonauta em 2006, antes mesmo de se formar.

Casado e pai de um filho, o cosmonauta russo foi designado para o voo espacial em 2010, para o qual vem treinando desde então.

foto: NASA