Veja filmes que tropeçam na ciência - Terra

Imagine se um asteroide gigante estivesse em rota de colisão com a Terra, movendo-se em grande velocidade. Caso o choque acontecesse, acabaria com a vida no planeta. Agora imagine que a descoberta ocorresse apenas 18 dias antes da colisão. Essa é a trama do filme Armageddon (1998), dirigido por Michael Bay.

O asteroide em questão, segundo o filme, teria o tamanho do estado americano do Texas. Segundo o professor Enos Picazzio, do Departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo (USP), admitindo que isso signifique que a extensão do lado (obtido ao se saber a área total) do estado seja o equivalente ao diâmetro do asteroide, este seria de 834 km. “Ora, o maior asteroide conhecido é o Pallas, com cerca de 540 km de diâmetro”, revela. Picazzio diz que programas de monitoramento têm encontrado asteroides com apenas centenas de metros. Logo, não ter visto antes um daquele tamanho é incogitável. “Seria impossível não notar um asteroide tão grande, ainda mais tão perto da Terra. Essa situação sequer merece ser associada à ficção científica. É fantasia pura”, diz.

Mas as bizarrices não param por aí. Para salvar o planeta, a Nasa enviou uma equipe em um ônibus espacial para perfurar o asteroide e instalar nele uma bomba nuclear. O que seria mais lógico: escalar um experiente astronauta para comandar a missão ou um perfurador de petróleo? No filme, a profissão do personagem de Bruce Willis, o chefe do grupo, é a segunda.