Cientistas criam o 1º embrião humano em um chip

Descoberta abre caminho para a criação de órgãos em laboratórios

28 jun 2019 - 20h35

Um grupo de cientistas da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu o primeiro embrião humano em um chip. Liderado pelo pesquisador Matthias Lütolf, o estudo foi descrito nesta sexta-feira (28) na revista "Nature Methods".

Imagem ilustrativa de embriões humanos
Foto: Mohammed Haneefa Nizamudeen / iStock

A pesquisa é apenas um primeiro passo em direção à possibilidade de orientar o desenvolvimento de células-tronco para obter tecidos e órgãos. Eles serão usados em testes de medicamentos para no futuro serem destinados para transplantes.

"Um dos problemas mais complexos na construção de tecidos fora de um organismo é a reprodução de sinais moleculares no momento certo e em doses precisas", disse Lütolf.

O resultado alcançado pelos cientistas é a solução mais tecnológica para obter uma reserva de células-tronco sem precisar esbarrar em problemas éticos.

Os embriões conseguem receber os sinais corretos do chip, podendo se organizar e se desenvolver em diferentes tipos.

Segundo Lütolf, a descoberta abre caminho para "construir órgãos para transplantes em laboratórios".

Ansa - Brasil