PUBLICIDADE

PT pede inelegibilidade de Bolsonaro por caso de WhatsApp

Empresas estariam bancando notícias falsas contra PT nos apps

19 out 2018 - 12h39
(atualizado às 12h40)
Compartilhar
Exibir comentários

O PT solicitou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a inelegibilidade da chapa do PSL à Presidência, composta por Jair Bolsonaro e General Mourão, devido ao escândalo de fake news por WhatsApp.

PT pede inelegibilidade de Bolsonaro por caso de WhatsApp
PT pede inelegibilidade de Bolsonaro por caso de WhatsApp
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O Partido dos Trabalhadores sustentou o pedido alegando abuso do poder econômico e político, além de uso indevido de meio de comunicação social. O PT se baseou em uma reportagem publicada ontem (18) pelo jornal "Folha de S.Paulo" que denuncia empresas que têm bancado a disseminação de notícias falsas contra a campanha do candidato Fernando Haddad por aplicativos como o WhatsApp.

Com isso, o PT pediu ao TSE a inelegibilidade de Bolsonaro pelos próximos oito anos, passada a eleição atual. Na ação, o partido diz que há indícios de que foram comprados pacotes de disparos em massa de mensagens e notícias contra o PT através de aplicativos.

Caso confirmada a denúncia, a prática configuraria caixa 2, pois seriam doações à campanha de Bolsonaro não declaradas à Justiça Eleitoral, além de violar a lei que proíbe empresas de fazerem contribuições a candidatos.

De acordo com o TSE, há um prazo para que a ação seja julgada - e pode demorar meses, pois existem várias etapas, como a manifestação do Ministério Público Eleitoral e da defesa de Bolsonaro -.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade