PUBLICIDADE

Política

Lula tenta reverter traições a Pacheco e Marinho leva Michelle ao Senado

Rodrigo Pacheco e Rogério Marinho disputam o voto de pelo menos 11 indecisos que devem definir o resultado da eleição. Traições se concentram no União, no PSD e no MDB

1 fev 2023 - 16h17
(atualizado às 16h36)
Compartilhar
Exibir comentários
Michelle Bolsonaro no Senado
Michelle Bolsonaro no Senado
Foto: TV Senado

O Palácio do Planalto entrou na operação de última hora para tentar reverter traições e garantir a reeleição do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), nesta quarta-feira, 1º. O governo calcula que Pacheco tem 46 votos, podendo chegar a 50, a depender da entrega de cargos e promessa de verbas federais a redutos eleitorais de senadores.

Pacheco enfrentará o senador Rogério Marinho (PL-RN), ex-ministro do Desenvolvimento Regional no governo de Jair Bolsonaro. A ex-primeira dama Michelle Bolsonaro foi pessoalmente ao Senado para pedir votos a Marinho. Questionada se o ex-presidente não retorna dos Estados Unidos, onde está desde 30 de dezembro, por temer ser preso, Michelle respondeu: "Não é ele que tem de ter medo de ser preso."

Poucos minutos depois, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, entrou no Salão Azul no Senado. Logo avistou Marinho, o candidato apoiado pela família Bolsonaro. "Como vai, Rogério?", perguntou o ministro, após cumprimentá-lo. "Tudo bem", respondeu Marinho, com semblante fechado.

Padilha deu mais alguns passos e foi informado por repórteres que Michelle estava ali fazendo campanha para Marinho. "Eu acho que o fato de o marido dela ter fugido do País, não ter passado a faixa presidencial e ter se recusado a admitir a derrota não é um bom cartão de visita", disse Padilha.

Articulador político do governo, Padilha é deputado federal e foi exonerado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o mandato e votar em Arthur Lira (PP-AL), que concorre à reeleição ao comando da Câmara. Outros dez ministros também deixaram os cargos para tomar posse no Congresso. Os que foram eleitos senadores, como Wellington Dias (PT-PI), Camilo Santana (PT-CE) e Flávio Dino (PSB-MA), anunciaram o voto em Pacheco.

Embora Padilha tenha dito que o governo não interfere na disputa no Congresso, foram prometidos para o União Brasil cargos na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Há também diretorias no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e no Departamento Nacional de Infraestrutura de Tranportes (Dnit) em negociação, até mesmo com o PSD.

"Nós vamos tratar todos no Congresso muito bem. Existia no terceiro andar do Planalto uma máquina que fabricava guerra, mas isso chegou ao fim", disse Padilha. "Acabou a era de fuzilar a oposição."

A disputa no Senado gira em torno do voto de pelo menos 11 indecisos, que devem atuar como fiel da balança para escolher o presidente da Casa. O impasse de Pacheco começa na próprio partido. Cinco senadores do PSD estão "balançando" entre uma e outra candidatura e decidiram cobrar fatura de cargos para dar o voto. Nelsinho Trad (MS), líder do partido, e Lucas Barreto (AP), antigo aliado do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), já disseram que votarão em Marinho.

O grupo de Pacheco, porém, ainda diz acreditar que Trad pode votar reverter a traição, se for contemplado pelo governo com cargos. Samuel Araújo (RO), Vanderlan Cardoso (GO) e Sérgio Petecão (AC) também estão no grupo que pode ir "para lá ou para cá".

Outro partido decisivo no jogo é o União Brasil, que tem nove senadores. Nos bastidores, senadores diziam que Alcolumbre, líder e fiador da candidatura de Pacheco, havia conseguido assegurar apenas dois votos "convictos" para o afilhado político: o dele próprio e o de Jayme Campos (MT).

Colegas do União Brasil montaram uma operação para "fritar" Alcolumbre, que, na avaliação deles, concentra muito poder e quer monopolizar as decisões de Pacheco. Para tentar rever a situação, Alcolumbre admitiu que pode abrir mão de disputar mais uma vez a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e entregou a liderança do partido no Senado para Efraim Filho (PB). Atualmente, Alcolumbre é presidente da CCJ, além de ser o principal cabo eleitoral de Pacheco na Casa.

Ao lado de Marinho no União Brasil estão Sérgio Moro (PR) e Alan Rick (AC). Os outros senadores são alvo de investidas tanto do governo quanto da oposição a Lula e também entraram no "toma lá, dá cá". O grupo de Pacheco ofereceu a segunda vice-presidência para Professora Dorinha (TO) para fidelizar a senadora, que ainda não bateu o martelo sobre seu voto.

No MDB, o acordo de Pacheco é reeleger senador Veneziano Vital do Rêgo (PB) como primeiro vice-presidente, mas outros emedebistas não gostaram da negociação. Confúcio Moura (RO), Giordano (SP), Fernando Dueire (PE) ameaçam não seguir a orientação do partido e votar em Marinho. O que atrai o grupo de indecisos para o candidato do PL é a possibilidade de ganhar cargos de governadores bolsonaristas, sendo deixados de lado na negociação da legenda com Lula.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade