Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Lula autoriza governo a discutir fim da obrigatoriedade de autoescola para CNH

Próxima fase é a realização de um ciclo de audiências públicas pelo Ministério dos Transportes para discutir o assunto

1 out 2025 - 17h29
(atualizado às 18h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Apesar do fim da obrigatoriedade das aulas, as provas continuarão sendo obrigatórias para obter a CNH
Apesar do fim da obrigatoriedade das aulas, as provas continuarão sendo obrigatórias para obter a CNH
Foto: Detran/Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou o governo a levar adiante a discussão sobre o fim da obrigatoriedade de aulas em autoescola para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A informação foi confirmada ao Broadcast Político (Sistema de notícia em tempo real do Grupo Estado) pelo ministro dos Transportes, Renan Filho.

A próxima fase é a realização de um ciclo de audiências públicas pelo Ministério dos Transportes para discutir o assunto. Esse processo deve demorar mais 30 dias.

A autorização dada pelo presidente não foi para que o governo já leve adiante a partir de agora a proposta de acabar com a obrigatoriedade das autoescolas, mas para que o ministério responsável pelo tema abra o processo de debate.

O fim da obrigatoriedade das aulas é um dos temas que o ministro Renan Filho tem defendido nos últimos meses. A depender do modelo adotado, as aulas práticas e teóricas podem ser dadas por instrutores que tiverem autorização do governo federal para isso.

O Conselho Nacional de Trânsito é que estabelece as regras sobre o assunto. Apesar do fim da obrigatoriedade das aulas, as provas continuarão sendo obrigatórias para obter a CNH.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade