PUBLICIDADE

Política

Invasão e pressão sobre Lula: entenda conflito que estremece relação do governo com o MST

Movimento tem feito invasões para cobrar mais espaço no governo Lula e pressionar pela reforma agrária

23 abr 2023 - 14h34
(atualizado às 14h39)
Compartilhar
Exibir comentários
Movimento dos Sem Terra (MST) tem promovido uma onda recente de invasões pelo Brasil
Movimento dos Sem Terra (MST) tem promovido uma onda recente de invasões pelo Brasil
Foto: CartaCapital

O terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda está no começo, mas o chefe do Executivo Federal já se vê diante de uma crise política dentro da sua própria base de apoio. Liderado nacionalmente pelo ativista José Pedro Stédile, o Movimento dos Sem Terra (MST) tem promovido uma onda de invasões pelo Brasil, inclusive em áreas produtivas e de preservação e pesquisa, para pressionar o governo pela reforma agrária e em busca de alguns cargos. 

A mais recente invasão feita pelos ativistas foi no centro de pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Pernambuco. A ação do MST repercutiu, por se tratar de área pública, produtiva e destinada a melhoramento de técnicas agrícolas.

A área foi desocupada neste domingo, 23, dias após uma reunião entre líderes do MST com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Mas as invasões, que fazem parte do "Abril Vermelho", têm estremecido a relação com o governo.

Entenda a seguir o que está acontecendo entre o governo Lula e o MST.

O que reivindica o MST

O movimento tem como principal objetivo a reforma agrária, entretanto, tem cobrado também mais espaço no governo. Recentemente, o governo federal cedeu à pressão do movimento e nomeou sete novos superintendentes regionais do Incra. Segundo o Estadão, do total, cinco são indicações do MST.

Como reagem os produtores rurais 

Produtores rurais de vários estados têm se organizado para combater as invasões. No último dia 12, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de liminar para barrar invasões de propriedades rurais. 

O que Lula e governo já falaram

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, condenou no sábado, 22, a estratégia do MST. Ele ressaltou que vê o presidente Lula 'preocupado', mas acredita que governo e os sem-terra manterão negociações para que cheguem a um "bom termo".

A percepção do governo é de que as invasões podem atrasar o cronograma e atrapalhar as pautas em desenvolvimento pelo governo Lula no Congresso. A reforma agrária, assim como o incentivo à agricultura familiar, são bandeiras de campanha do petista.

Congresso Nacional também reagiu

O Congresso também tem reagido a essas invasões. Na Câmara, parlamentares de oposição trabalham nos bastidores para abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o movimento. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade