PUBLICIDADE

Política

Guarulhos tem esquerda e direita divididas, com PT e PL patinando; veja quem são os pré-candidatos

Após romper com petistas, Elói Pietá larga na frente nas pesquisas, enquanto Jorge Wilson "Xerife do Consumidor" (Republicanos) desponta em segundo lugar, mas com apoio do atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas

11 jun 2024 - 14h40
Compartilhar
Exibir comentários

Faltando cerca de cinco meses para o eleitor ir às urnas decidir os próximos prefeitos e vereadores das cidades do Brasil, em Guarulhos, a disputa para prefeitura é marcada pela divisão nos dois campos ideológicos, com atritos entre aliados e com PT e PL, protagonistas no cenário nacional, atrás nos levantamentos. A corrida eleitoral apresenta dois principais candidatos: Elói Pietá, ex-petista do Solidariedade e Jorge Wilson "Xerife do Consumidor", do Republicanos, apoiado por Tarcísio de Freitas.

Enquanto o Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente Lula, e o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, dividem eleitores, na segunda cidade mais populosa do estado de São Paulo, Alencar Santana (PT) e Lucas Sanches (PL) aparecem em terceiro e quarto lugar, respectivamente, de acordo com o último levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado no dia 30 de maio.

Em 2019, Wilson tomou posse na Assembleia Legislativa de São Paulo pelo segundo mandato, na Legislatura 19º. Durante seu terceiro mandato como deputado estadual, o deputado Xerife foi nomeado pelo governador Tarcísio de Freitas como Líder do governo de SP na Assembleia Legislativa do Estado de São (ALESP).

Ainda que esteja cerca de 4 pontos abaixo de Pietá (Solidariedade), a cientista política, Mércia Alves acredita que o "Xerife do Consumidor" tem todas ferramentas na mão para crescer na disputa, a começar pelo fato de seu maior aliado e padrinho de campanha ser o atual governador de São Paulo.

"O Xerife é uma das lideranças do governo Tarcísio, que é um governo muito bem avaliado na cidade de Guarulhos, que possui um percentual significativo de eleitores conservadores. Então, essa é uma ferramenta extremamente importante para ser mobilizada por ele na campanha eleitoral", explica.

Mércia ressalta que Guarulhos é uma cidade onde não se vê o fenômeno da transposição de agendas nacionais pautando as agendas municipais. Neste cenário, o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Xerife é menos relevante, ainda que a sua declaração tenha causado desconforto no Partido Liberal, de Valdemar Costa Neto. O presidente da legenda havia determinado que os filiados ao partido declarassem apoio apenas a candidatos da mesma sigla.

Os trunfos do candidato Jorge Wilson Xerife do Consumidor, na avaliação da cientista política são três: a pauta da segurança pública, o apoio do atual governador de São Paulo e o índice de rejeição de Elói Pietá.

"O Xerife sai muito na frente no apadrinhamento político, além de também ter o apoio do atual prefeito de Guarulhos, o Gustavo Henric Costa ou "Guti", que tem uma gestão aprovadíssima pelo guarulhense. E ele construiu a sua carreira com discurso voltado, principalmente, para a defesa, tal qual o Tarcísio, que tem a segurança pública como um dos temas de maior atenção da sua gestão e tem 63% de aprovação. Então, apesar de numericamente estar empatado com o candidato Elói Pietá, o Xerife tem tudo para fazer uma boa campanha".

Alencar Santana, o novo nome do PT

O deputado federal Alencar Santana Braga, de 48 anos, nasceu e foi criado a vida toda em Guarulhos (SP). Ele foi eleito em 2018 após ter sido deputado estadual na Assembleia Legislativa por dois mandatos consecutivos, o primeiro em 2010 e depois reeleito em 2014.

Santana também foi eleito vereador em Guarulhos em 2004 e reeleito em 2008, exercendo o cargo até 2010. Formado em Direito, com especialização em Constitucional, ele começou sua militância política no movimento estudantil, em 1992.

Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1998, o deputado federal é o nome oficial lançado pelo PT para ocupar a cadeira da Prefeitura de Guarulhos. A escolha do diretório do PT de Guarulhos, no entanto, foi alvo de críticas por parte de Elói Pietá (Solidariedade), que também se inscreveu para ser um dos nomes da sigla.

"Ele foi antidemocrático ao não respeitar a decisão e se autoimpôs candidato em outro partido, sem consultar qualquer militante filiado. O PT optou por um nome novo de uma geração nova do PT, o que é natural, e ele se autoimpôs em um partido já dizendo que seria candidato, sem consultar os filiados desse partido que ele estava indo. Que democracia é essa que ele disse que tem?", declarou Alencar Santana ao Estadão.

Questionado se a associação do nome de Pietá à esquerda gerará uma divisão do eleitor desse espectro, o deputado Alencar Santana diz que o eleitor de esquerda saberá em quem votar. "Não fui eu quem mudou de raia. Tenho convicção que o voto da esquerda petista, do PT, virá conosco".

Vale lembrar que, ainda que o presidente Lula não tenha manifestado seu apoio a nenhum candidato à Prefeitura de Guarulhos, o deputado Alencar Santana é vice-líder do governo federal na Câmara. No dia 25 de maio, Lula e Santana se encontraram no evento que inaugurou um novo trecho da Rodovia Dutra, em Guarulhos, mas, na ocasião, o presidente não acenou ao candidato de sua sigla.

Caso Lula apadrinhe o candidato Alencar Santana, a pesquisadora Mércia Alves alerta para a opinião dos guarulhenses sobre a gestão do petista. "Vamos lembrar que 54,9% dos entrevistados desaprovam o presidente Lula na pesquisa".

Outros candidatos

Lucas Sanches (PL), Márcio Nakashima (PDT), Thiago Surfista (Novo) e Waldomiro Ramos (PSD) aparecem como coadjuvantes na corrida eleitoral para ocupar a cadeira da Prefeitura de Guarulhos, segundo a pesquisa recente do Instituto Paraná Pesquisas.

Lucas Sanches (PL)

Candidato pelo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, Lucas Sanches, de 28 anos, é formado em engenharia civil pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Sanches é vereador em Guarulhos desde 2020 pelo Partido Progressista (PP), e se intitula como o "fiscal do povo". Bolsonarista declarado, o atual candidato à prefeitura pelo PL, tentou se eleger deputado federal pela cidade, mas não foi eleito.

O nome de Lucas Sanches também tem marcado a disputa pela Prefeitura de Guarulhos. Ainda que apareça na terceira colocação na pesquisa de intenção de votos, segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, Sanches concorre sem apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro.

No momento, Lucas Sanches conta com apoio do coordenador do PL em Guarulhos, Carlos Santiago, que durante o registro da candidatura de Sanches, afirmou que o jovem representa o bolsonarismo e a "verdadeira direita" na cidade. Vale lembrar que em maio, o Xerife do Consumidor (Republicanos) e Lucas Sanches (PL) fizeram uma troca de aliados na formação de suas chapas. O Democracia Cristã agora apoia o candidato do PL.

Márcio Nakashima (PDT)

Nascido em Guarulhos, Márcio Nakashima, de 46 anos, é formado em contabilidade e Direito. Nakashima, que aparece em quinto lugar na pesquisa de intenção de votos do levantamento do Paraná Pesquisas, iniciou a carreira pública em 2004, quando foi eleito vereador na cidade de Piracaia, no interior paulista.

O pré-candidato à prefeitura de Guarulhos foi eleito deputado estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) pela primeira vez em 2018. Na corrida eleitoral de 2022, Nakashima se manteve como deputado estadual pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) e tornou-se líder da bancada na Alesp.

Márcio Nakashima ganhou notoriedade na política quando, em 2010, sua irmã Mércia Nakashima foi assassinada pelo colega de trabalho e ex-namorado, Mizael Bispo de Souza, condenado em júri popular a 22 anos e 8 meses de prisão. A partir dessa vivência, surgiu uma das principais bandeiras de Nakashima: a defesa dos direitos das vítimas de violência, sobretudo mulheres.

O PDT oficializou a pré-candidatura do deputado estadual Márcio Nakashima à Prefeitura de Guarulhos no dia 12 de março.

Thiago Surfista (Novo)

A aposta para ocupar a cadeira da prefeitura de Guarulhos é o biólogo Thiago Surfista (Novo), de 42 anos. Em 2016, Thiago conquistou seu primeiro mandato nas eleições e se reelegeu em 2020 como um dos vereadores mais votados de Guarulhos. Apesar de ter nascido na cidade de São Paulo, o vereador mudou-se para o município aos três anos de idade e reside no Parque Cecap.

Waldomiro Ramos (PSB)

Pré-candidato à prefeitura de Guarulhos pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), Waldomiro Ramos, de 71 anos, é advogado, foi vereador por cinco mandatos e presidiu o Poder Constituinte Municipal. Último colocado na pesquisa de intenção de votos do Paraná Pesquisas, com 3%, Ramos elaborou a primeira lei Orgânica de Guarulhos.

As particularidades de Guarulhos

De acordo com a cientista política Mércia Alves, Guarulhos possui inúmeras particularidades que provocam o afastamento da polarização partidária que se enxerga no Brasil, mas também são essas características que colocam as eleições municipais da segunda maior cidade de São Paulo em destaque.

Dentre os 20 municípios mais populosos do Brasil, Guarulhos supera as capitais São Luís (MA), Maceió (AL), Campo Grande (MS), Teresina (PI) e João Pessoa (PB), segundo o censo demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2023. A partir dessa análise, Mércia explica que o tamanho do município interfere no volume de dinheiro que os candidatos têm à disposição no teto para gastar para suas campanhas.

"Guarulhos tem um dos maiores colégios do Brasil, o maior colégio fora das capitais. Então, Guarulhos, pela sua importância geopolítica e econômica, também tem grandes lideranças políticas a nível nacional no seu município. Guarulhos, inclusive, já teve, disputando uma eleição municipal, um líder nacional de partido, pelo DEM, que foi o Eli Corrêa Filho".

Além da característica de capital, mesmo sem ser, Guarulhos não tem horário gratuito de propaganda eleitoral. De acordo com a cientista política, o teto para gastos com campanha dos candidatos se destina, portanto, para outros tipos de peças publicitárias. No entanto, Mércia ressalta a importância do rádio na cidade.

Outro fator importante que coloca Guarulhos no centro das atenções em ano de eleições Municipais é o papel secundário dos partidos. No Brasil, as eleições para prefeitura são majoritárias, ou seja, personalistas, que implica no voto mais direcionado ao candidato do que no seu partido. Segundo Mércia, esse é um fator que pode explicar a largada de Elói Pietá nas pesquisas de intenção de voto.

"Quando nós vemos o desempenho do Elói, precisamos lembrar que ele é uma figura política que tem uma imagem já muito consolidada para o eleitor de municípios. Guarulhos não necessariamente terá a disputa entre um partido e outro, mas a disputa entre uma figura e outra, entre uma ideia e outra. A questão é que, quando o eleitor escolhe por um candidato, ele não está necessariamente vinculando esse candidato a esse partido", explica Mércia Alves.

De olho no desempenho dos candidatos que despontam na pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, Elói Pietá (Solidariedade) e Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos), a cientista política avalia que, para se manter na primeira posição, Pietá deve saber imprimir suas marcas.

"A estratégia dele deverá ser aquela do 'eu fiz', de retomar a sua experiência em cargo executivo, já que em momentos de crise o eleitorado tende a buscar candidatos com maior experiência e ele tem. Mas a grande questão vai ser essa transição para o digital. Será que o Elói vai conseguir fazer essa campanha de rede, de rua, de rádio, que é muito importante em Guarulhos?".

O Xerife do Consumidor, por sua vez, possui todas as cartas na manga, segundo Mércia Alves. O apadrinhamento de Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo e o apoio do atual prefeito de Guarulhos, Guti, serão decisivos na sua campanha.

Lista de candidatos por ordem alfabética

  • Alencar Santana (PT)
  • Elói Pietá (Solidariedade)
  • Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos)
  • Lucas Sanches (PL)
  • Márcio Nakashima (PDT)
  • Thiago Surfista (Novo)
  • Waldomiro Ramos (PSB)
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade