Datafolha: 9 em cada 10 brasileiros não se arrependem de voto para presidente em 2022
Pesquisa mostra que eleitorado brasileiro segue firme na escolha feita há três anos
Pesquisa Datafolha revela que 91% dos eleitores brasileiros não se arrependem do voto dado no segundo turno presidencial de 2022, com índice de convicção semelhante entre apoiadores de Lula e Bolsonaro.
A pesquisa Datafolha, divulgada nesta segunda-feira, 8, mostra que o eleitorado brasileiro segue firme nas escolhas feitas há três anos. De acordo com o levantamento, 9 em cada 10 eleitores afirmam que não mudariam o voto dado no segundo turno presidencial de 2022.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O instituto ouviu 2.002 pessoas, com 16 anos ou mais, entre 2 e 4 de dezembro, em 113 cidades do país. Do total, 91% disseram não se arrepender de suas escolhas. Apenas 8% declararam arrependimento, enquanto 1% não soube opinar. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
O índice de convicção é praticamente idêntico entre quem apoiou Lula (PT) e entre os que escolheram Jair Bolsonaro (PL): 91% e 92%, respectivamente. Já os eleitores que dizem ter se arrependido se concentram principalmente na região Sul, onde o percentual chega a 11%, e entre quem tem renda de até dois salários mínimos (10%). A taxa de segurança sobre o voto sobe para 94% entre pessoas que recebem entre cinco e dez salários mínimos.
A pesquisa também mediu a percepção sobre a disputa presidencial do próximo ano. Para 77% dos consultados, a eleição de 2026 terá grande relevância para a vida pessoal e familiar. Outros 14% veem alguma importância, enquanto 8% acreditam que o pleito não terá impacto.