PUBLICIDADE

Política

Carreatas tomam ruas do País por impeachment de Bolsonaro

Carreatas organizadas por diversas entidades foram às ruas pedir o impeachment do presidente por má gestão da pandemia

23 jan 2021 - 14h22
(atualizado às 19h27)
Compartilhar
Exibir comentários

Várias cidades do Brasil vivem um sábado de protestos contra Jair Bolsonaro. Carreatas organizadas por diversas entidades foram às ruas pedir o impeachment do presidente por má gestão da pandemia no Brasil e pela demora na vacinação. Cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Pará, Pernambuco, Bahia, Roraima, Amazonas, Ceará, Alagoas, Acre e Tocantins registram atos em carros para reduzir os riscos de contágio pelo novo coronavírus.

SP tem carreata cobrando vacinação e impeachment de Bolsonaro

Manifestantes saíram às ruas em carreatas e protestos nas principais cidades do Estado de São Paulo, neste sábado, 23, pedindo o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e cobrando a vacinação contra a covid-19 para toda a população. Os grupos, que reuniram sobretudo partidos e movimentos sociais de esquerda, organizaram protestos ao longo de todo o dia. Na capital paulista, centenas de veículos saíram em fila rumo à Avenida Paulista, após a concentração, às 14 horas, no entorno da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), ao lado do Parque Ibirapuera. Alguns grupos participaram do ato fora dos carros, com faixas e bandeiras, mas a chuva forte atrapalhou. Outras dezenas de capitais e grandes cidades em diversos Estados também tiveram protestos.

Na cidade de São Paulo, ao longo do trajeto, o buzinaço da carreata se intensificava perto de unidades militares, como diante da antiga sede do 2o. Batalhão de Polícia do Exército, na Rua Abílio Soares, assim como os gritos de "Bolsonaro genocida". Nos carros, havia bandeiras de partidos de oposição ao governo, bandeiras do Brasil e cartazes improvisados com dizeres como "Fora Bozo". Um trio elétrico e um carro de som acompanharam a carreata, que teve a participação de políticos como os candidatos derrotados à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) e Jilmar Tatto (PT). A dispersão ocorreu por volta das 17 horas, na Praça Roosevelt, Centro. Dezenas de ciclistas e motociclistas também participaram do protesto.

"Nós estamos aqui para dizer que não vamos esperar até 2022, não, porque são vidas que estão em jogo. É agora o momento de derrotar Jair Bolsonaro", discursou Boulos do alto de um carro de som, na Avenida Paulista. 

Rio tem buzinaço, bandeiras e trânsito

Depois de se concentrar por cerca de uma hora no monumento Zumbi dos Palmares, no centro do Rio, uma carreata que pede a saída do presidente Jair Bolsonaro do governo e apoia a vacinação contra o covid-19 no Brasil saiu pela cidade causando lentidão no trânsito, mas sem registrar nenhuma ocorrência, de acordo com o 5º Batalhão da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que acompanha a manifestação.

A carreata, com cerca de 100 veículos por volta do meio-dia, ocupou uma faixa de uma das principais avenidas da cidade (Av. Presidente Vargas). Bandeiras, buzinas e gritos de "Fora Bolsonaro" eram ouvidos ao longo do caminho.

O movimento foi organizado pelas entidades Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, com apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT), e está sendo realizado em várias cidades do País. As entidades envolvidas criticam a postura de Bolsonaro em relação à crise sanitária, que já fez mais de 210 mil mortos no Brasil.

Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)
Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)
Foto: Erbs Jr./Framephoto / Estadão Conteúdo

Brasília tem ato com partidos de oposição

Uma carreata pró-impeachment do presidente Jair Bolsonaro, organizada por partidos da oposição, chegou ao centro da capital federal na manhã deste sábado, 23. Os pedidos de vacina e de afastamento do chefe do Executivo foram a tônica do ato em Brasília, marcado por críticas aos atrasos na imunização da população contra a covid-19.

Nas redes sociais, políticos da oposição divulgaram o evento. De acordo com a assessoria da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), cerca de 500 veículos participaram do protesto. O Batalhão de Trânsito da PM fez o acompanhamento do ato e nenhuma ocorrência havia sido registrada até a publicação deste texto.

O comboio de carros trazia faixas da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e de partidos como Rede, PT, Psol e PSTU. Ao som de buzinas, manifestantes pediram o fim da gestão do presidente da República. "Acabou, acabou! Vai embora (Bolsonaro), leva toda a sua gangue", gritou uma manifestante. A fila de carros saiu da Torre de TV de Brasília e passou pela Esplanada dos Ministérios e por vias secundárias que cruzam a capital de norte a sul.

Brasília (DF)
Brasília (DF)
Foto: Cláudio Marques / Futura Press

Na avaliação do porta-voz do partido Rede Sustentabilidade no DF, Ádila Lopes, a mobilização deste sábado foi um "esquenta" para o ato previsto para o dia 31 de janeiro - na véspera das eleições para a presidência da Câmara e do Senado.

Para Lopes, o apoio de movimentos de direita ao impeachment de Bolsonaro mostra uma oportunidade de convergência em prol da democracia. "Quando você chega a situações delicadas como a que a gente tem, essas movimentações tendem a ir caminhando para um funil, de modo que em algum momento se encontrem", disse.

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, que também marcou presença na carreata, convocou a população a manter as cobranças pela saída do presidente da República em manifestações, panelaços e pressão nas redes sociais. "Para aqueles que dizem que colocar o impeachment agora é gerar instabilidade no Brasil, nós temos que responder que a instabilidade já está acontecendo e a crise está grave. E a instabilidade tem nome: Jair Bolsonaro", declarou.

"Ao lado da luta da vacina para todos, pelo fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde), ao lado da luta pela renda emergencial para que nosso povo não passe fome, a principal luta política é tirar Bolsonaro. Por isso é muito importante as manifestações que estamos fazendo", acrescentou.

Para este fim de semana, movimentos de esquerda, de direita e representantes da sociedade civil convocaram atos em favor do impeachment em ao menos sete capitais e no Distrito Federal. Conforme o Estadão mostrou, atores políticos que estiveram em lados opostos durante o impeachment da presidente Dilma Rousseff agora pedem juntos a saída de Bolsonaro. É o caso da Frente Brasil Popular e a Frente Povo Sem Medo, que apoiaram a petista em 2016, e o MBL e o Vem Pra Rua, que defenderam a queda da petista.

Entretanto, os protestos organizados por cada grupo estão sendo marcados para dias separados. O Acredito, movimento de renovação política, e os grupos de esquerda organizaram seus protestos neste sábado, enquanto os grupos de direita marcaram seus atos para domingo, 24.

Brasília (DF)
Brasília (DF)
Foto: Cláudio Marques / Futura Press

Popularidade

Influenciada pela situação da pandemia da covid-19 no País, marcada pela crise no fornecimento de oxigênio na rede de saúde de Manaus (AM), a popularidade do presidente já se mostra abalada. Pesquisa Datafolha divulgada ontem indicou aumento do número de insatisfeitos com Bolsonaro: 40% da população avalia sua atuação como ruim ou péssima, comparado com 32% que assim o consideravam na edição anterior da sondagem, no começo de dezembro.

O número de participantes que avaliam o governo como ótimo ou bom teve leve queda também passando para 31% ante 37% em dezembro. A taxa de avaliação regular ficou em 26%, comparada com 29% anteriormente.

No entanto, mesmo com o desgaste da imagem do governo Bolsonaro, a taxa de brasileiros contrários ao impeachment cresceu, indo de 50% em dezembro para 53% agora. Os que defendem a abertura de um processo contra o presidente por crime de responsabilidade são 42%, enquanto no mês passado, eram 46%. Outros 4% não responderam.

Na Câmara dos Deputados, são mais de 50 pedidos de impeachment protocolados contra Bolsonaro. Nos bastidores, foram reforçadas as conversas sobre instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as ações e omissões do governo durante a crise sanitária do novo coronavírus - possibilidade já levantada inclusive pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Nas mídias sociais, levantamento feito na última semana pelo banco Modalmais e a consultoria AP Exata mostrou que a popularidade do presidente enfrenta desgaste no ambiente digital. Levantamento feito com base em perfis públicos nas redes sociais mostrou que 37,2% das menções ao presidente foram classificadas como ruins ou péssimas. O percentual de menções avaliadas como positivas (boas ou ótimas) foi de 34,8%.

Sobre pedidos de impeachment, as principais hashtags encontradas em posts que mencionaram o presidente ao longo da semana citaram o processo, houve proporção de 58% a favor e 42% contra. Os destaques foram #ForaBolsonaro e #QueremosBolsonaroAte2026.

Com informações do Estadão Conteúdo

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade