PUBLICIDADE

Política

Bolsonaro diz em resposta a Moraes que não havia receio de prisão ao ir a embaixada

Defesa tinha até esta 4ª para apresentar explicações sobre estadia de ex-presidente na Embaixada da Hungria, dias depois de operação da PF

27 mar 2024 - 16h44
(atualizado às 18h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O ex-presidente Jair Bolsonaro esteve duas noites na Embaixada da Hungria em Brasília, segundo reportagem do 'The New York Times', e informou ao STF que não tinha receio de prisão naquele momento.
Jair Bolsonaro, ex-presidente da República
Jair Bolsonaro, ex-presidente da República
Foto: REUTERS/ Marco Bello

O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou que não havia "fundado e justificado" receio de prisão ao explicar a estadia de duas noites na Embaixada da Hungria em Brasília. O esclarecimento faz parte da resposta enviada ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). As informações são da jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo

O esclarecimento foi dado após ordem de Moraes, que cobrou explicações do ex-presidente, depois do jornal The New York Times revelar o caso. A defesa tinha até esta quarta-feira, 27, para apresentar os argumentos. 

A defesa de Bolsonaro argumenta que, em 8 de fevereiro, a Polícia Federal já havia efetuado prisões, cumprido ordens de busca e apreensão, além de confiscar o passaporte do ex-presidente, o que claramente demonstra que não havia intenção de prendê-lo. Com base nesse argumento, o ex-presidente e seus advogados sustentam que, se ele tivesse que ser preso, isso teria ocorrido no próprio dia 8.

A operação Tempus Veritatis investiga a participação de Bolsonaro e seus assessores mais próximos na coordenação de uma suposta tentativa de golpe de Estado com o objetivo de impedir a posse de Lula.

Na segunda-feira, 25, quando o caso foi revelado pelo jornal americano The New York Times, o Ministério das Relações Exteriores convocou o embaixador a prestar esclarecimentos sobre a hospedagem de Bolsonaro na representação diplomática do país em Brasília. Informações da Reuters apontam que Halmai teve uma reunião com a embaixadora Maria Luísa Escorel, secretária de Europa e América do Norte do Itamaraty. O que foi discutido não foi revelado.

Segundo o NYT, imagens de câmeras de monitoramento registraram o momento que Bolsonaro chegou no local em 12 de fevereiro, dias após ele ter entregado o passaporte em uma operação da Polícia Federal. No entanto, o ex-presidente só foi visto saindo da representação diplomática húngara dois dias depois, no dia 14.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade