PUBLICIDADE

Política

Bolsonaro dirá ao STF que não tinha motivo para suspeitar de que seria preso, diz jornalista

Defesa de Bolsonaro irá argumentar que ele foi à Embaixada da Hungria para ‘fazer contatos’, segundo colunista

27 mar 2024 - 09h07
(atualizado às 09h18)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Jair Bolsonaro deve apresentar explicações ao STF sobre sua estadia na Embaixada da Hungria em Brasília. A defesa do ex-presidente afirma que o ministro poderia já ter ordenado a prisão dele dias antes, o que não faria sentido se o objetivo fosse fugir das investigações.
Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve apresentar explicações ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes sobre a permanência por dois dias na Embaixada da Hungria em Brasília. Nesta quarta-feira, 27, é esperado que os advogados de Bolsonaro apresentem a justificativa. As informações são da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.

Segundo a jornalista, o principal argumento será que Bolsonaro não teria motivos para suspeitar minimamente que poderia ser alvo de um mandado de prisão. Por isso, não teria o objetivo de se esconder ou pedir asilo político, como as autoridades suspeitam.

Os advogados devem dizer que, quatro dias antes da suposta visita de Bolsonaro à Embaixada Húngara, a Polícia Federal havia prendido ex-auxiliares do ex-presidente por determinação de Alexandre de Moraes. A liberdade de Bolsonaro foi mantida, e seu passaporte foi recolhido. Por isso, se o ministro quisesse prendê-lo, teria determinado a prisão no mesmo dia.

Bolsonaro se escondeu na embaixada da Hungria após ter passaporte apreendido, diz NYT:

Ainda de acordo com a jornalista, a defesa de Bolsonaro afirmou: "Não faria, portanto, qualquer sentido suspeitar minimamente de que um decreto de prisão preventiva pudesse ocorrer" depois de quatro dias de medidas cautelares serem aplicadas.

"Se tal fosse o intento do ministro relator [Moraes], já o teria feito dias antes, não se limitando simplesmente à custódia do documento de viagem [passaporte de Bolsonaro]", completaram.

Manter contatos

Segundo Mônica Bergamo, Jair Bolsonaro teria ido à Embaixada da Hungria para manter “contatos” com autoridades do país, já que teria uma agenda política nacional e internacional “extremamente ativa”, como ex-presidente.

"Não faz sentido supor que por detrás da visita à delegação diplomática havia algum plano sub-reptício visando furtar-se das investigações em andamento, com as quais, rediga-se, sempre colaborou", afirmaram os advogados à colunista.

Bolsonaro se exalta com perguntas sobre embaixada: ‘Tem algum crime nisso?’:

Bolsonaro é defendido pelos advogados Fabio Wajngarten, Paulo da Cunha Bueno e Daniel Tesser.

A permanência de Bolsonaro na Embaixada da Hungria no Brasil foi revelada pelo jornal The New York Times nesta semana. A estadia levantou a suspeita de que ele teria ido conversar com aliados políticos sobre a possibilidade de pedir asilo político para escapar de uma eventual prisão. O ex-presidente é investigado por tentar dar um golpe para se manter no poder depois da derrota para Lula, em 2022.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade