PUBLICIDADE

vc repórter: parque de SP reduz em mais de 50% os gastos com água

17 mar 2014 - 21h41
Compartilhar
Exibir comentários
Parque da Independência, no Ipiranga, conseguiu cortar custos com água pela metade
Parque da Independência, no Ipiranga, conseguiu cortar custos com água pela metade
Foto: Tadeu Rogerio Ferreira / vc repórter

A administração do Parque da Independência, no bairro do Ipiranga, zona sul de São Paulo, conseguiu cortar em mais de 50% os custos mensais com água desde que colocou em prática um projeto que visa minimizar o desperdício na fonte.

De acordo com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, a iniciativa teve início no final de 2013, quando descobriu-se que um vazamento na fonte e o desperdício de água causado pelo vento queimavam o motor da instalação.

Duas medidas básicas foram tomadas para evitar o desperdício de água e dinheiro. A primeira foi restringir o ligamento dos jatos de água da fonte em dias de vento forte e chuva, evitando que a água se espalhasse pelo local. A segunda foi passar a coletar a água da chuva e reaproveita-la para encher a fonte.

A iniciativa, aparentemente simples, diminuiu significativamente os custos da administração com água do parque, que passou de R$ 35 mil mensais para os atuais R$ 10 mil, além de reduzir o consumo de água em tempos de chuvas escassas.

O leitor Tadeu Rogerio Ferreira, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade