PUBLICIDADE

Nível do Cantareira volta a cair após chuvas

5 nov 2014 - 09h26
(atualizado às 17h06)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Chuva rápida causou alagamento durante a manhã em Guarulhos (SP)</p>
Chuva rápida causou alagamento durante a manhã em Guarulhos (SP)
Foto: Diana Nonato / vc repórter

O nível do Sistema Cantareira voltou a cair nesta quarta-feira após se manter estável ontem. A expectativa era de que as fortes chuvas que caíram nas regiões do reservatórios diminuíssem a queda nos próximos dias, mas não foi isso o que aconteceu. O sistema passou de 11,9% de seu volume, registrado ontem, para 11,8% nesta quarta - já contando a segunda cota do volume morto. A chuva acumulada nas últimas 24 horas foi de 3,6 mm.

Houve queda também nos reservatórios dos sistemas Alto Tietê (de 8,7% para 8,6%) e Guarapiranga (37,9% para 37,5%) e Rio Claro (40,7% para 40%). O Sistema Alto Cotia subiu de 29,6% para 29,9% e o Sistema Rio Grande se manteve em 67,9%.

Segundo a Climatempo, o mês de novembro promete ter chuva acima da média no Sistema Cantareira. Somente até o dia 9 de novembro, a estimativa é de que chova em torno de 100 milímetros. O gráfico mostra a quantidade de chuva ocorrida e a média mensal do Cantareira de outubro de 2013 até agora.

Mais chuva

As áreas de instabilidade que já estão sobre o Estado de São Paulo são reforçadas nesta quarta-feira pela passagem de uma frente fria pelo litoral paulista. Há condições para chuva forte e volumosa em todas as regiões paulistas e a expectativa é de que volte a chover forte também sobre o Cantareira.

A animação mostra a previsão de chuva diária, para os próximos 15 dias, sobre a Grande São Paulo e sobre o Sistema Cantareira, que está desenhado em roxo. A maior quantidade de chuva deve ocorrer no até o dia o dia 8 de novembro, quando uma segunda frente fria passa por São Paulo. As condições para chuva diminuem depois do dia 8, mas voltam a aumentar entre os doas 16 e 17 de novembro com a chegada de outra frente fria.

Foto: Reprodução

Colaborou com esta notícia a leitora Diana Nonato, de Itaquaquecetuba (SP), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade