PUBLICIDADE

Incêndio no Joelma provocou grandes mudanças na segurança predial

Após alguns dias do incêndio, o prefeito em atividade publicou um decreto com normas de segurança para prédios na capital paulista

31 jan 2014 - 10h44
(atualizado às 11h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Incêndio no edifício Joelma deixou quase 200 mortos e provocou mudanças na fiscalização
Incêndio no edifício Joelma deixou quase 200 mortos e provocou mudanças na fiscalização
Foto: Reprodução

Na manhã do dia 7 de fevereiro de 1974, apenas seis dias após o incêndio que matou 191 pessoas no Edifício Joelma, o prefeito de São Paulo, Miguel Colasuonno, publicou um decreto com normas específicas para a segurança dos edifícios na capital. A normativa foi uma resposta ao clamor popular pelo fim de incêndios tão graves quanto os dos edifícios Joelma e Andraus.

A nova lei foi aplicada diretamente em prédios em construção ou que passariam por reforma, além dos edifícios que fossem notificados como inseguros por fiscais da prefeitura. O decreto legislava sobre a classificação do prédio, materiais utilizados na construção, lotação máxima, rotas de fuga, resistência ao fogo, suprimento de água para combater o fogo, extintores e para-raios.

A amplitude do decreto mostra a fragilidade da legislação vigente até o incêndio trágico do Joelma.

Foto: Reprodução

Proteção contra o fogo

Segundo a recomendação pós-Joelma, todas as partes dos prédios deveriam apresentar resistência ao fogo por, no mínimo, 4 horas. Além disso, todas as paredes externas deveriam ser construídas com material à prova de fogo.

Pela primeira vez fica proibida a construção de coberturas com material combustível, a não ser em camada de impermeabilização.  Também se tornou obrigatório o uso de material resistente ao fogo nas escadas. O uso de madeira só seria permitido nos corrimões.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/joelma/" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/joelma/">Incêndio do Edifício Joelma - 40 anos </a>

Material inflamável

Uma das características mais marcantes do incêndio que atingiu o Joelma foi a rápida propagação das chamas. Temendo novo desastre, a prefeitura passou a classificar os prédios de acordo com os materiais depositados ou manipulados em seu interior.

Classe Especificações
I  Materiais que apresentam combustão lenta ou moderada, incluindo líquidos com fonte de inflamabilidade acima de 83ºC
II Materiais de combustão livre e intensa, incluindo os líquidos com ponto de inflamabilidade entre 38ºC e 83ºC
III  Materiais capazes de produzir vapores, gases ou poeiras tóxicas ou inflamáveis por sua combustão, ou que são inflamáveis por efeito da simples elevação da temperatura do ar. Incluindo líquidos com ponto de inflamabilidade inferior a 38ºC
IV  Materiais que se decompõem por detonação, o que envolve explosivos primários. Nesse caso, a aprovação de funcionamento do edifício deverá ser analisada caso a caso e aprovada pelo prefeito.
Foto: Reprodução

Hidrantes, Sprinkler e extintores

Com a nova determinação municipal, os hidrantes deveriam permanecer em locais estratégicos, ficando no máximo à distância de 30 metros do edifício.  Pela primeira vez, a prefeitura estabelece que as tomadas de água devessem ser dotadas de conexões compatíveis com as mangueiras do Corpo de Bombeiros e que sejam independentes ao quadro de água do edifício em questão.

A resolução estipulou também que os edifícios deveriam implantar um sistema de chuveiros automáticos contra incêndios (sprinker).  Segundo a norma, o suprimento deve ser assegurado por duas fontes independentes de água para evitar uma pane na irrigação.

Incêndio no Joelma completa 40 anos; veja relatos:

Código de Edificações

Pouco mais de um ano após a tragédia, o prefeito Egydio Setúbal promulgou a Lei 8.266, aprovando o Código de Edificações do município. A lei ampliou as exigências do decreto do ano anterior e especificou melhor as normas de segurança.

Ao contrário do decreto anterior, a nova lei foi feita com estudo de caso e preparada por uma comissão especial da Câmara dos vereadores.  Cada tipo de prédio foi enquadrado em uma categoria, que por sua vez recebeu orientações específicas sobre o uso de material contra incêndio, extintores, escadas e incêndio e saídas de emergência.

Esse foi o passo definitivo para uma legislação precisa sobre segurança predial. Com a nova lei, as edificações passaram a seguir uma norma clara e objetiva.  As leis de edificações foram alteradas diversas vezes ao longo do tempo, sempre se ajustando às necessidades das novas construções e atividades empregadas nesses prédios.

Foto: Reprodução

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/mapa-tragedias/" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/mapa-tragedias/">Mapa das tragédias</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade