PUBLICIDADE

Ibope: 46% dos manifestantes nunca tinham participado de protesto de rua

Levantamento divulgado pelo Fantástico mostrou que quase a metade das pessoas que participaram dos protestos da última quinta-feira fez isso pela primeira vez

23 jun 2013 - 22h25
(atualizado às 22h31)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Manifestantes se reúnem ao por do sol antes do início dos protestos na Esplanada dos Ministérios, em Brasília</p>
Manifestantes se reúnem ao por do sol antes do início dos protestos na Esplanada dos Ministérios, em Brasília
Foto: AFP

Uma pesquisa feita durante os protestos da última quinta-feira em oito capitais brasileiros mostrou que 46% das pessoas que estavam nas passeatas nunca tinham participado de uma manifestação de rua. O levantamento feito pelo Ibope e divulgado na noite deste domingo pelo Fantástico, da TV Globo, também revelou que 78% dos manifestantes disseram que se organizaram pelas redes sociais.

Além disso, 75% dos entrevistados disseram que também usaram as redes sociais para convidar amigos para as manifestações; 52% dos que se manifestaram eram estudantes; 43% tinham ensino superior completo; 43% tinham menos de 24 anos; 49% disseram ter renda familiar de mais de cinco salários mínimos (R$ 3.390), enquanto 45% disseram que suas famílias recebem menos do que isso por mês.

<p>Em Salvador, manifestantes agitam bandeira do Brasil durante protestos</p>
Em Salvador, manifestantes agitam bandeira do Brasil durante protestos
Foto: AFP

O levantamento também questionou os manifestantes sobre suas posições políticas: 89% disseram quer não se sentem representados por qualquer partido político e 83% não têm o mesmo sentimento sobre qualquer partido. Quase a totalidade, 96%, não é filiada a nenhum partido.

Vandalismo

Sobre o vandalismo registrado em muitas das manifestações, 66% disseram que depredações de bens públicos e privados nunca são justificadas; 28% responderam que essas ações são justificadas em certas circunstâncias. 5% consideram que depredações são sempre justificadas.

Violência policial

Para 67% dos entrevistados, a polícia agiu de forma muito violenta; 24% afirmam que foi violenta, mas sem exageros; 15%, que a polícia agiu sem violência.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade