PUBLICIDADE

Bauru chega a 18 mil casos de dengue

Epidemia já é a mais severa da história na cidade paulista; foram 17 mortes confirmadas pela doença e outros três óbitos em investigação

22 mai 2019 - 16h16
(atualizado às 16h28)
Compartilhar
Exibir comentários

O número de casos de dengue chegou a 18.028, nesta quarta-feira, 22, em Bauru, no interior de São Paulo. Com mais 1.150 casos confirmados pela Secretaria de Saúde, a cidade se mantém na liderança em número de pessoas contaminadas este ano no país.

A pasta afirma que a epidemia está decrescendo, pois o número de notificações em abril caiu 66% em relação a março. A cidade tem 17 mortes confirmadas pela doença. Outros três óbitos ainda são investigados.

Máquinas conhecidas como 'fumacê' são usadas em aplicação de inseticidas em ruas de Araraquara, interior de São Paulo; cidade registrou 3,8 mil casos e 4 mortes pela dengue
Máquinas conhecidas como 'fumacê' são usadas em aplicação de inseticidas em ruas de Araraquara, interior de São Paulo; cidade registrou 3,8 mil casos e 4 mortes pela dengue
Foto: Prefeitura de Araraquara/Divulgação / Estadão Conteúdo

A epidemia já é a mais severa da história na cidade. Conforme a prefeitura, a intensificação na erradicação dos criadouros do mosquito transmissor e a queda na temperatura, nas últimas semanas, podem ter contribuído para a redução nas notificações. Saiba como se prevenir da dengue.

Há três semanas, o trabalho de nebulização contra o mosquito transmissor adulto foi suspenso por falta de repasse do inseticida usado no 'fumacê'. O Ministério da Saúde informou que os repasses estão em vias de serem normalizados.

Em Araraquara, a prefeitura anunciou a desativação, na sexta-feira, 24, de uma das unidades dedicadas exclusivamente ao atendimento dos casos de dengue, em razão da queda na procura. No auge da epidemia, os dois 'dengários' atendiam 600 pessoas por dia, mas a demanda caiu mais de 50%. A cidade enfrenta epidemia com 10.303 casos confirmados e cinco mortes.

Conforme a Secretaria da Saúde, o último balanço, na segunda-feira, 20, registrou 588 casos novos, mas eles deram entrada em semanas anteriores. A queda na temperatura teria ajudado a frear o avanço da doença.

Em todo o Estado de São Paulo, segundo a Secretaria de Saúde do Estado, foram registrados 159 mil casos positivos de dengue até o dia 15 de maio. Houve ainda 83 mortes causadas pela doença.

Além de Bauru e Araraquara, estão com número elevado de casos as cidades de Campinas, com 13.912 casos; São José do Rio Preto, com 13.677; São Paulo, com 7.159; São Joaquim da Barra, com 4.259; Barretos, com 4.295; Andradina, com 3.607; Birigui, com 3.450 e Ribeirão Preto, com 3.211.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade