PUBLICIDADE

Brasil condena "veementemente" novo teste nuclear da Coreia

Pyongyang diz ter feito simulação com bomba de hidrogênio

6 jan 2016 - 17h37
(atualizado às 17h39)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: EFE

Por meio de uma nota divulgada pelo Itamaraty, o governo brasileiro condenou "veementemente" o teste nuclear realizado nesta quarta-feira (6) pela Coreia do Norte, que diz ter utilizado uma bomba de hidrogênio.

No comunicado, Brasília afirma ter recebido com "grande preocupação" o anúncio de que Pyongyang havia detonado um novo artefato atômico. Segundo a nota, o teste "constitui clara violação às resoluções pertinentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas".

"O Brasil conclama a RPDC (República Popular da Coreia do Norte) a cumprir plenamente suas obrigações perante as Nações Unidas, a reintegrar-se o mais cedo possível ao Tratado de Não Proliferação Nuclear como Estado não nuclearmente armado e a assinar e ratificar o Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares, observando estritamente, nesse ínterim, a moratória de testes nucleares", afirma o Itamaraty.

O governo brasileiro ainda insta o país asiático a retornar as negociações para fortalecer a paz e a segurança na península coreana. 

Fonte: Ansa
Compartilhar
Publicidade
Publicidade