Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Avião de transporte médico cai em área urbana na Filadéfia

1 fev 2025 - 08h51
(atualizado às 14h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Aeronave que levava criança e outras cinco pessoas cai em bairro densamente povoado logo após a decolagem. Todos a bordo eram mexicanos. Acidente ocorre dias após o pior desastre aéreo dos últimos 20 anos nos EUA.Um avião de transporte médico que levava uma criança, sua mãe e quatro tripulantes caiu nesta sexta-feira (31/02) em um bairro da Filadélfia, nos Estados Unidos, logo após a decolagem. A aeronave explodiu e gerou uma bola de fogo que engoliu várias casas. O acidente ocorreu apenas dois dias após o desastre aéreo mais mortal dos EUA em 20 anos.

Avião caiu em cruzamento movimentado perto de shopping center ao ar livre no bairro de Rhawnhurst na Filadélfia
Avião caiu em cruzamento movimentado perto de shopping center ao ar livre no bairro de Rhawnhurst na Filadélfia
Foto: DW / Deutsche Welle

A Jet Rescue Air Ambulance, que operava o avião Learjet 55, informou em nota que não era possível confirmar nenhum sobrevivente. Uma pessoa que estava no solo no momento do acidente também morreu, segundo a prefeita de Filadélfia, Cherelle Parker.

"Até o momento, nossa contagem é de 19 vítimas feridas"

disse Parker, considerando também pessoas em solo que foram hospitalizadas.

A aeronave desapareceu rapidamente dos radares após decolar do aeroporto Northeast Philadelphia às 18h06, no horário local, e subir a uma altitude de 1.600 pés (487 metros).

O avião caiu em um cruzamento movimentado perto do Roosevelt Mall, um shopping center ao ar livre no bairro densamente povoado de Rhawnhurst. Registros de vídeo feitos momentos após o acidente mostravam cenas caóticas com destroços espalhados pelas ruas, uma enorme uma coluna de fumaça e sirenes.

Todos que estavam a bordo eram cidadãos do México. A criança estava sendo transportada de volta para casa, segundo o porta-voz da Jet Rescue, Shai Gold. O destino final do voo era Tijuana, após uma parada no Missouri.

Gold disse que a tripulação era experiente e todos os que tomam parte nesses voos passam por um treinamento rigoroso. "Todas as aeronaves passam por manutenção, nem um centavo é poupado porque sabemos que nossa missão é muito crítica." O avião era registrado no México, onde a Jet Rescue está sediada. A empresa realiza operações no México e nos EUA.

Segundo acidente em poucos dias

O governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, afirmou em coletiva de imprensa nesta sexta-feira que as autoridades têm poucas esperanças de encontrar sobreviventes. "Sabemos que haverá perdas", disse.

O hospital universitário Temple informou que seis pessoas com ferimentos causados pelo acidente receberam tratamento no local, sendo que três delas já haviam sido liberadas e as demais estavam em boas condições de saúde.

O acidente na Filadélfia foi o segundo em 15 meses para Jet Rescue. Em 2023, cinco tripulantes morreram quando uma de suas aeronaves atravessou uma pista de pouso no estado central mexicano de Morelos e caiu em uma encosta.

Na quarta-feira à noite, um helicóptero militar, com três pessoas a bordo, e um avião comercial Bombardier CRJ700 da American Eagle, com 60 passageiros e quatro tripulantes, colidiram no momento do pouso da aeronave de passageiros no aeroporto Ronald Reagan, em Washington. Não houve sobreviventes.

A colisão foi o acidente aéreo mais grave ocorrido nos Estados Unidos em uma geração.

rc (AP, DPA)

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade