Sala de Imprensa

Terra registra recorde de audiência com a cobertura das Eleições 2022

Cobertura multiplataforma aliada à inteligência mediatech garantiu mais de 31 milhões de usuários no site

18 nov 2022 - 09h28
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O Terra, um dos maiores portais de conteúdo do país, alcançou audiência recorde nas Eleições 2022 com uma cobertura multiplataforma aliada à inteligência mediatech.

Foram mais de 31 milhões de usuários no site, e 83 milhões de pessoas alcançadas em seus perfis no Tik Tok, Twitter, Instagram, Facebook e canal no YouTube, totalizando 333 milhões de impactos entre videoviews, pageviews e impressões de conteúdo exclusivamente relacionado às Eleições 2022. No portal, a cobertura superou em 2,5 vezes o resultado obtido nas Eleições 2018.

Com grande destaque, os vídeos ao vivo e on demand alcançaram 61 milhões de visualizações multiplataforma e quase 6 milhões de interações. Apenas no Tik Tok, o Terra obteve 23,5 milhões de videoviews e mais de 1,5 milhão de interações. Já no YouTube, o canal do portal chegou a 18,5 milhões de videoviews e 772 mil interações. No Instagram, foram 7 milhões de visualizações em Reels e cerca de 27 milhões de pessoas alcançadas. Grande parte dos videoviews – cerca de 40% – vieram da realização dos debates presidencial e para governadores de SP e RJ para o primeiro turno, além das sabatinas prévias ao segundo turno, no pool composto também por SBT, CNN, Estadão/Eldorado, Veja e Rádio Nova Brasil FM.

“A nossa estratégia de levar o conteúdo sobre as eleições para as redes sociais, com foco nos interesses do jovem eleitor e em pautas relacionadas às políticas identitárias, trouxe um ótimo resultado e posicionou o Terra novamente como um veículo relevante e de credibilidade. Estamos muito felizes com esse resultado.”, comemora Manoela Pereira, Head de Conteúdo do Terra.

A estratégia de distribuição de conteúdo multiplataforma trouxe um grande público jovem e altamente conectado para consumir os temas eleitorais: duas a cada cinco pessoas que acessaram o portal tinham entre 18 e 34 anos e nove em dez usavam dispositivos móveis. Ainda, a cobertura chegou a eleitores fora do eixo Sul-Sudeste, sendo três em dez usuários únicos das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte.

No portal, o Terra alcançou a maior audiência mensal de sua história em outubro, com 65 milhões de usuários. O resultado foi impulsionado pela cobertura hardnews das eleições capitaneada pela redação Terra Agora e se somou à produção especial das verticais de conteúdo Nós, Byte, Dinheiros, Degusta, Entre Telas, Visão do Corre e Game On.

A apuração das Eleições também foi destaque com resultados em tempo real na homepage do Terra, em parceria com o jornal digital Poder360. O placar da votação teve mais de 47,5 milhões de visualizações, somados primeiro e segundo turnos.

Os dados foram obtidos entre 1º agosto, início da cobertura, e 7 de novembro, pós-resultados das eleições, por meio do Google Analytics e Emplifi.

Debates e sabatinas

Com a transmissão dos debates presidencial e para os governos de São Paulo e Rio de Janeiro, além das sabatinas no 2º turno, o Terra atingiu a marca de 25 milhões de visualizações nos vídeos ao vivo e on demand, em um esquema inédito de transmissão que aliou o Portal às redes sociais, com lives simultâneas nos seus perfis no Tik Tok, YouTube, Twitter e Facebook. No total, o Terra alcançou mais de 3 milhões de espectadores únicos na transmissão multiplataforma.

O conteúdo postado em seus perfis nas redes sociais alcançou 5,8 milhões de pessoas nos posts, stories e vídeos publicados. Já a repercussão orgânica, considerando o esforço do pool na divulgação do debate, gerou mais 25 mil menções e 1,8 milhão de interações de usuários nas hashtags oficiais do evento.

Ainda em redes sociais, o Tik Tok foi um dos grandes destaques, com 13MM de visualizações, além de 71 mil novos seguidores em Terra Brasil.

No portal, as notícias de repercussão da cobertura do debate chegaram a mais de 1,6 milhão de usuários únicos até esta segunda (26).

Pesquisa mediatech

Entre 25 de agosto e 4 de setembro, o Terra mapeou entre 333 mil respondentes o impacto de temas ligados a diversidade na corrida eleitoral no levantamento Nós Votamos, realizado por meio de sua plataforma de soluções mediatech.

Nessa iniciativa inédita para medir o pulso do interesse do público sobre questões relacionadas à Diversidade na corrida eleitoral, o estudo abordou alguns dos temas mais relevantes nessa frente, e como eles impactavam na escolha pelos candidatos que disputam cargos no Executivo e Legislativo.

Para 73% das pessoas ouvidas, a pauta de diversidade era importante na decisão do voto. No interesse por causas, 29% disseram que a temática racial era a mais importante, seguida de mulheres (16%), LGBTQIAP+ (6%), acessibilidade (5%) e indígenas (3%). Das questões raciais mais importantes, as cotas em universidades públicas apareceram em primeiro lugar (28%).

Terra Nós Votamos
Terra Nós Votamos
Foto: Terra
Fonte: Redação Terra
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